Dos médios incluídos.
Um santo remédio!
A aprovação no ensino médio de alunos do Bolsa Família é de 80,8% ficou acima da média brasileira de 75,1%, segundo o Censo Escolar de 2010 (MEC).
A evasão dos filhos das famílias beneficiadas também é menor: 3% no ensino fundamental e 7,2% no ensino médio, em comparação com as taxas nacionais de 3,5% e 11,5%, respectivamente. Com este resultado, programa Bolsa Família atingiu todos os objetivos propostos pelo governo federal, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Quase quatorze milhões (13,7) de famílias foram beneficiadas em nove anos, o que de forma geral representa cerca de 50 milhões de pessoas. Além do atendimento e das contrapartidas na área de saúde pública, o Bolsa Família acompanha de perto a situação das crianças em sala de aula, para que obtenham 85% de frequência, exigência para que continuem sendo beneficiados.
Combate à pobreza e a evasão escolar
Além de contribuir para o fim da pobreza, o programa contribui positivamente na melhoria da frequência escolar, no desempenho das crianças em sala de aula e no acompanhamento da saúde das crianças.
Creches
Até o dia 31/10, 1.968 prefeituras haviam informado a existência de 268 mil crianças do Bolsa Família matriculadas em creches. Desse total, 537 já receberam o adicional de 25% de repasse por aluno (que subirá para 50% a partir de 2013). A previsão é que mais 500 municípios façam sua adesão.
Para quem insistia que o programa não passava de uma bolsa esmola, está mais que comprovado que o programa é um anzol, com o qual se pesca oportunidades.
A oportunidade negada durante muitos anos, em nome da estabilidade econômica, dos mais endinheirados.