Menu Principal

Fragmentos da herança desprezada

4
Qual será o motivo do desprezo? 
Não precisa ser um gênio para descobrir.

****
Enquanto não surgir coisa mais avançada, as pesquisas de opinião continuarão a ser a melhor maneira de saber o que pensa a população a respeito das questões coletivas.


Sem elas, ficamos com o que acha cada individuo ou dizem os grupos mais organizados e mais eloquentes. Os sentimentos e atitudes da maioria permanecem ignorados. 
É como se não existissem.

Por que, então, que oposições brasileiras as usam tão parcimoniosamente? Por que, se é simples conhecê-la. Os partidos e a mídia oposicionista desconsideram a opinião pública?

Tome-se a velha ideia de que as três derrotas sucessivas dos tucanos para o PT teriam sido causadas pela insuficiente defesa da “herança de Fernando Henrique”. Sabe-se lá o porquê, é uma hipótese que volta e meia reaparece, como se fosse uma espécie de verdade profunda e houvesse evidências que a sustentassem.

Nas últimas semanas, ela retornou ao primeiríssimo plano. Em seu discurso inaugural como presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) disse que seu partido se equivocou ao não valorizar o “legado” das duas administrações de FHC. Em suas palavras: “Erramos por não ter defendido, juntos, todo o partido, com vigor e convicção, a grande obra realizada pelo PSDB”.

Em pesquisa recente de âmbito nacional, a Vox Populi tratou do assunto. Ao invés de subscrever (ou atacar) a tese, apenas identificou o que a população pensa a respeito.

Os entrevistados foram solicitados a avaliar quinze áreas de atuação do governo Dilma. Depois, a comparar o desempenho de cada uma nos governos dela e de Lula com o que apresentavam quando Fernando Henrique era presidente. Nas quinze áreas de atuação do governo Dilma. FHC perde em todos os aspectos, mesmo na inflação.

As avaliações de todas as políticas nos governos petistas são superiores. Em nenhuma se poderia dizer que, para a população, as coisas estavam melhores no período tucano.

Consideremos algumas:

-Na geração de empregos: 7% dos entrevistados disseram que FHC atuou melhor, enquanto 75% responderam que Lula e Dilma o superaram; na habitação, 3% para FHC e 75% para Lula e Dilma; nos programas para erradicar a pobreza, 4% ficaram com FHC e 73% com os petistas; na educação, FHC foi defendido por 5% e Lula e Dilma por 63%; na política econômica, em geral, FHC foi avaliado como melhor por 8% e os petistas por 71% dos entrevistados.

-No controle da inflação: FHC teve seu melhor resultado: 10% acharam que foi melhor que os sucessores, mas 65% responderam que Lula e Dilma é que agiram ou agem melhor.

-Na saúde e na segurança: Os petistas tiveram as menores taxas de aprovação, mas mantiveram-se bem à frente do tucano: na primeira, Lula e Dilma foram considerados melhores por 46% dos entrevistados; na segurança, por 45%. FHC, por sua vez, por 7% e 6%.

No combate à corrupção: FHC teria atuado melhor que seus sucessores para 8%, enquanto 48% dos entrevistados afirmaram que Lula e Dilma foram-lhe superiores.

Os políticos (e as empresas jornalísticas) são livres para crer no que quiserem. Enéas Carneiro era a favor da bomba atômica. Levi Fidelix é obcecado pela ideia de espalhar aerotrens pelo Brasil. Os partidos de extrema esquerda lutam pelo comunismo. Há quem queira recriar a velha Arena da ditadura.

Mas no caso da recente pesquisa, há uma herança que ninguém no ninho tucano deseja assumir.
Porque será?
Não precisa ser um gênio para descobrir.

****
Fonte original: Marcos Coimbra, Brasil 247
Beth Muniz

4 comentários:

Pois é Beth, só quem não vai buscar as evidencias é que acham que Lula e Dilma são corruptos e desonestos, eu ponho minha barba de molho é que acompanho mesmo sem me esmerar muito no assunto, mais, nós brasileiros sabemos, mesmo no íntimo, que os governantes das atuais legislatura majoritária são os melhores que já teve nos últimos 60 anos.
Muito bom mesmo essa sua publicação, gostaria de poder repetir todo o texto é claro com os devidos créditos lá no Blog do Lu Cidreira, posso?
Abraço

Os caminhos são todos espinhosos, entretanto alguns tem um pavimento melhor ....

Oi Lu,
Ficarei muito contente se você o fizer.
Com crédito ou sem crédito, o importante é repercutir a informação.
Beijo.

Oi Joselito,
Sábia opinião.
Se não pavimentar o caminho, não haverá estrada para caminhar.
Bom te ver por aqui.
Obrigada.
Valeu!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar