Menu Principal

Em novembro, se Toque, faça o Toque

1
Se outubro foi Rosa, novembro será Azul.

A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos do movimento chamado Novembro Azul. O tema da campanha - Um Toque, um Drible - pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Estudos do IncaInstituto Nacional do Câncer -, informam que apenas no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O Inca considera o câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. 

Aposte na Próstata

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal - exame que por machismo e preconceito enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só uma biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. E mais: a taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento, o que demonstra que 'desenvolvido, não ignifica necessariamente esclarecido, como muitos ainda pensam'.

Serão iluminados pontos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, além de distribuição panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro. A SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres.

1 Comentário:

Uma brilhante iniciativa que pode salvar vidas. muitos homens precisam trabalhar esta dificuldade levando em conta que a vida é mais valiosa que qualquer preconceito.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar