Menu Principal

As mulheres no nazismo e nos dias atuais

0

Eu sempre me perguntei o porquê de algumas mulheres defenderem nazistas, fascistas, psicopatas, genocidas e outros adjetivos afins? 

Descobri que por trás desse comportamento aparentemente inofensivo e glamoroso, existe um ideologia enraizada: extermínio e anulação em vida, ou com a morte, dos que pensam ou defendem causas diferentes. Traduzindo: Nazismo e Fascismo.

As minhas dúvidas iniciais foram dissipadas quando li o livro "As mulheres do Nazismo". É que a História é sempre contado pela ótica masculina e, quase sempre, é ofuscado para o bem ou para o mal, o papel das mulheres nesses acontecimentos históricos.


Infelizmente, para humanidade, nem todas as mulheres desempenham ou desempenharam o papel de boazinha. E o fazem/fizeram com orgulho e convicção. Vemos isso bem aqui pertinho, na base de apoio do governo Bolsonaro. Agem como verdadeiras arianas nas ideias e no comportamento, no Governo e no Parlamento.

Quando li livro "As mulheres do Nazismo", inicialmente fiquei muito chocada. Depois, procurei um link entre o que li e o que observo na atual política brasileira. Por isso sugiro a sua leitura.

*****

Sinopse

Consultora do Museu do Holocausto, a norte-americana Wendy Lower mostra, em As mulheres do nazismo, como uma geração de jovens alemãs - enfermeiras, professoras, secretárias, entre outras - anestesiadas pela propaganda hitlerista e movidas por um fervor nacionalista doentio enxergaram o nazismo como uma opção profissional ou quase matrimonial (alguma semelhança?)e colaboraram com o regime, sem vislumbrar os horrores que viriam depois. 

No livro, que foi finalista do National Book Award e ganhou destaque na imprensa internacional, Lower tenta decifrar o que levou tantas mulheres a se transformar em assassinas durante a Segunda Guerra Mundial, revelando uma faceta pouco conhecida do conflito.

Boa leitura.

Beth Muniz

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar