Páginas
Necessário é...
Publicado por Beth Muniz
1
Necessário será...
Que em todos os momentos, de todos os dias, dos dias dos nossos dias, expurguemos a intolerância que ainda resta dentro de nós.
Beth Muniz
*****
O Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou no último ano, 231 denúncias sobre discriminação religiosa. Com base nesses números, a secretaria criou o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. Foram nomeados 20 representantes, sendo dez suplentes e dez titulares, para debater garantias à liberdade religiosa no país.
Como não cabe ao Estado definir qual a religiosidade é oficial, o comitê não foi composto por representantes de religiões, e sim por estudiosos da religiosidade.
E, embora cada membro tenha sua religião, os critérios de composição do grupo não foram baseados na fé de cada um - até porque não há instrumento capaz de auferir a fé do outro. O objetivo foi o de agregar pessoas que tivessem capacidade de diálogo e com diferentes crenças, para estimular uma integração, afirma a ministra Maria do Rosário.
“O Brasil é um dos melhores países, quando se fala em liberdade religiosa. Mas, ainda há muitos problemas. Infelizmente, há perseguição e intolerância, geralmente de uma religião para com a outra. Bem como, por parte da sociedade. A diversidade religiosa faz parte da cultura do país e forma o povo maravilhoso que temos”. Quem afirma é Fábio Nascimento, integrante da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, um dos membros do comitê.
*****
"O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância".
Buda
1 Comentário:
Oi, Beth!
No Brasil temos liberdade religiosa por ser um estado laico. No entanto, somos obrigados a frequentar repartições públicas em que os católicos - no qual me incluo, já que é a minha religião oficial - espalham quadros e imagens, como se todo mundo fosse forçado a engolir a religião da maioria. Penso que a religião deveria ser restrita às casas, templos, igrejas ou locais destinados a confraternização. Há de se ter respeito como um todo.
Beijus,