Olimpíada de Língua Portuguesa.
Alunos do 5.º ao 9.º ano do ensino fundamental e dos três anos do médio, já podem fazer a inscrição para participar da competição, que tem como objetivo selecionar talentos, aprimorar a didática dos professores e ampliar competências de escrita em estudantes da rede pública.
Os trabalhos serão avaliados, de acordo com a série dos alunos, nas categorias: poema, memória, crônica e artigo de opinião. O processo de análise levará em conta a formação docente, oficinas de leitura, produção de texto e uso de materiais específicos.
Ao final das etapas - estadual, regional e nacional -, e do letivo serão selecionados 500 semifinalistas e, na etapa seguinte, 152 professores e alunos finalistas.
A grande final será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais.
A coordenadora do projeto, Patricia Mota Guedes, destaca que o projeto atinge 98% dos Municípios do País, e afirma que "A Olimpíada é um grande programa de formação continuada para professores”.
Os ganhadores receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas nas quais estudam serão contempladas com a implantação de laboratórios de informática, dez computadores, uma impressora, além de um projetor, telão e livros.
*****
Em 2008, a Olimpíada de Língua Portuguesa se tornou política pública de educação, sob a coordenação do MEC, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social, entre 2002 e 2006, e aconteceu em edições bienais, e contou com a participação de mais de 3,5 milhões de estudantes em todo o país.
Em 2010, a participação alcanço mais de 7 milhões de alunos da educação básica, 60,1 mil escolas públicas e 239,4 mil professores. Em 2012, na terceira edição, foram 5 milhões de alunos, 40 mil escolas públicas e 90 mil professores.
A inscrição vai até 30 de abril e pode ser feita aqui: www.escrevendoofuturo.org.br.