O Museu da Maré, situado na entrada do Complexo da Maré, zona norte da capital, foi reconhecido como atração turística pela Secretaria estadual de Turismo do Rio de Janeiro, e inserido no roteiro turístico do Estado. O museu receberá o título de Personalidade do Ano, na 52ª edição de prêmio concedido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
No último dia 2, houve o lançamento do folheto com as informações sobre o Museu da Maré, que teve a sua existência ameaçada quando a Companhia Libra de Navegação pediu a retomada do terreno. Isso foi possível porque o prazo do comodato - acordo de uso -, com a organização não governamental (ONG), que administra o espaço com a proprietária do imóvel foi prorrogado por 90 dias.
A Secretaria Estadual de Turismo explicou que o status de atração turística do Museu da Maré o equipara ao Corcovado e ao Pão de Açúcar, e a principal consequência dessa conquista serão os investimentos em divulgação, promoção e apoio que a instituição receberá do Estado.
Segundo o coordenador geral do museu, Antônio Carlos Vieira, a instituição resgata a memória de uma comunidade que, em vez de sentir vergonha, passa a ter orgulho do lugar onde vive, gerando um sentimento positivo nas 150 mil pessoas que moram na comunidade, principalmente as crianças.
O Museu da Maré fica na Rua Guilherme Maciel, nº 26, próximo à Avenida Brasil, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, por meio de agendamento.
*****
Pode chegar sem susto.
Não tem perrengue não!