Menu Principal

Mulheres Extraordinárias - XI

0
A Heroína dos Dois Mundos. 

Anita Garibaldi.

(1821 - 1849)

Nascida na cidade catarinense de Laguna (SC), Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva teve uma origem familiar humilde combinada com uma boa educação. Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. 

No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.

Os dois se apaixonaram imediatamente.

Dias depois, Anita confirma a sua coragem participando da batalha naval em Laguna, contra Frederico Mariath, abastecendo os revolucionários com armamentos e munições, que carregava em várias travessias, a bordo de uma pequena lancha.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha. Inconformada e duvidosa sobre a informação, ela pediu aos oficias que a deixem procurar o marido entre os corpos. Nesse instante, desconfiando do que lhe fora dito,  saltou em um cavalo e fugiu dos oficiais que a vigiavam.

Após atravessar um rio e passar alguns dias sem alimento, ela buscou refúgio entre alguns revolucionários. Poucos dias depois, Anita e Giuseppe se encontraram na cidade de Vacaria. Já em 1841, o casal seguiu para a cidade de Montevidéu, para apoiar outra revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. 

Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.

Considerada  no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem. Foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitópolis.

Além disso, muitas cidades brasileiras possuem ruas e avenidas com o seu nome.

Uma das mais conhecidas fica em Salvador/Bahia: a avenida Anita Garibaldi.

*****
Saiba aqui o objetivo da série Mulheres Extraordinárias.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar