Menu Principal

Pensamentos extraordinários de mulheres extraordinárias

0
Neste mês de março de 2015, resolvi fazer algo diferente para homenagear não apenas o Dia Internacional da Mulher, mas também, um grupo de mulheres extraordinárias.

A idéia é apresentar aos leitores/as do Travessia, uma pequena resenha sobre um grupo de mulheres que de alguma forma contribuíram efetivamente a mudar o rumo da história no Brasil e no mundo.

São mulheres fantásticas, que não merece cair no esquecimento histórico, e que precisam ser conhecidas, e em alguns casos, lidas e vistas.

A esta série de postagens darei o nome de “Mulheres Extraordinárias”.

Então, eis a primeira:

*****

Flora Tristán

(1803/1844)

Nascida em 1803, Flora Tristán foi uma das primeiras socialistas modernas, autora de “A União Operária e a Emancipação da Mulher”.

Ao contrário dos socialistas anteriores, chamados “utópicos” (Saint-Simon, Owen, Fourier), que acreditavam ser possível chegar ao socialismo por meio de concessões dos ricos ou dos governos, Flora foi a primeira a articular claramente o princípio de que “ a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”.

“Que contraste revoltante existe na Inglaterra entre a escravidão das suas mulheres e a superioridade intelectual das suas escritoras”.
(Flora Tristán)

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar