Billy Paul vem ao Brasil para celebrar a cultura negra americana com a Banda Black Rio e outros artistas
Em nenhum lugar do mundo, durante o último século, os negros se insurgiram contra as injustiças às quais foram submetidos historicamente quanto nos EUA. A comunidade negra americana, sob inspiração de grandes líderes como Malcolm X e Martin Luther King, se movimentou em nome de uma sociedade mais igualitária em seu país, inspirando diversos movimentos semelhantes pelo mundo.
E a música sempre foi o combustível primordial dessas manifestações. E nenhum gênero foi tão bem tratada harmônica e melodicamente quanto na soul music.
Nascida da junção do gospel com o blues, com influência do jazz e do R&B, o soul tomou o mundo na década de 70, embora já na década de 50 estivesse sendo desenvolvido por artistas como Ray Charles e Sam Cooke.
É neste contexto, que Billy Paul - o maior ícone do soul de Filadélfia, compositor e cantor de Me And Mrs. Jones”, mais tocada em todo o mundo, em 1972, vem ao Brasil participar do Soul Mates Festival.
O evento, que tem como intenção primordial celebrar este aspecto da cultura negra americana, e tem também, como atração a Banda Black Rio. Uma das maiores bandas de funk do mundo na historia, tem como grande sucesso o antológico álbum “Maria Fumaça”, que mistura música brasileira com funk, soul e R&B. A Banda Black Rio já gravou com Caetano Veloso, Tim Maia e diversos outros grandes da música brasileira.
O Soul Mates Festival é uma criação espontânea, feita sem lei de incentivo ou patrocínio, apoiado pela Rádio Antena 1, o DCM, El Hombre, SpressoSP, Revista Fórum, Glenfiddich, Habro Music, Reference Music, Sulamérica Tânsito, Bradesco Esportes, Casa Seca, Ateliê da Arte, e One 4 You.
O evento ocorre em São Paulo, no Paço das Artes, dentro da USP. Fica próximo ao metrô (linha amarela), tem acesso via ciclovia e estacionamento gratuito. Os ingressos estão à venda no Ingresso Rápido e custam entre R$ 55 e R$ 300.
Então, Vida longa ao soul. Vida longa à cultura negra, não só a americana como a de todos os lugares.
Vida longa ao Soul Mates Festival.
****
Com informações do DCM