Menu Principal

Pedra da Terra Daqui, onde hoje é o Brasil

0
Panorama expõe esculturas antigas produzidas no território onde hoje é o Brasil.

O 34º Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo apresenta ao público, até o dia 18 de dezembro, as primeiras esculturas de que se tem notícia feitas no território onde hoje está o Brasil. 

As obras foram produzidas entre 4 mil e mil anos AC (antes de Cristo).


As esculturas pré-históricas foram encontradas em uma faixa que se estende de onde hoje é o sudeste do Brasil até o Uruguai. As cerca de 60 obras em pedra polida serão exibidas pela primeira vez numa grande exposição. “As preciosidades da nossa remota antiguidade são de indiscutível perícia técnica, inventividade formal e coesão estilística e cultural”, disse a curadora do Panorama, Aracy Amaral.

As peças pré-históricas que estão expostas tinham utilidade religiosa e de ritual, e foram encontradas em sambaquis – morros artificiais feitos de conchas – construídos há milhares de anos por populações costeiras chamadas de povos sambaquieiros.

A maior parte das peças são de rochas magmáticas, chamadas de diabásios, e foram produzidas por polimento e lascamento, trabalhadas com ajuda de água e areia e, por vezes, afiadas em pedras abrasivas. Junto com as esculturas pré-históricas, estão expostas obras de seis artistas contemporâneos: Berna Reale, Cao Guimarães, Cildo Meireles, Erika Verzutti, Miguel Rio Branco e Pitágoras Lopes. A ideia é que os trabalhos de hoje dialoguem com as peças antigas.

O 34º Panorama da Arte Brasileira - da Pedra da Terra Daqui, mostra bienal do MAM,  fica em cartaz até 18 de dezembro, e tem curadoria de Aracy Amaral, curadoria adjunta de Paulo Miyada e consultoria do arqueólogo André Prous.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo fica no Parque do Ibirapuera e funciona de terça a domingo das 10h às 17h30.

A imagem acima é da Escultura Ave, peça lítica da coleção do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, exposta no 34º Panorama da Arte Brasileira. Foto de Romulo Fialdini (Direitos Reservados).

*****
Fonte: Agência Brasil/EBC

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar