Menu Principal

Hassan Fathy, o arquiteto dos pobres

0
Há 117 anos nascia Hassan Fathy, o arquiteto dos pobres.

Egípcio foi responsável por recuperar diversas técnicas tradicionais de construção


Imagem: Mesquita em Kurna, na cidade egípcia de Luxor, projetada por Hassan Fathy / Marc Ryckaert.
*****
Hassan Fathy nasceu no dia 23 de março de 1900 em Alexandria, no Egito. Foi poeta, músico, engenheiro, dramaturgo e inventor, mas suas contribuições mais reconhecidas foram como arquiteto. Fathy contribuiu na recuperação do uso do tijolo de barro ou adobe, produzindo uma tecnologia adequada às possibilidades das pessoas no Egito, seu país.

O arquiteto começou a estudar as técnicas de construção rural de sua região ao rejeitar o processo de industrialização da construção. Fathy levava em conta as condições climáticas em suas construções. Assim, incorporou paredes densas de tijolo e pátios internos para manter temperaturas refrescantes.

Ele fez cerca de 160 projetos arquitetônicos, incluindo vilarejos completos com postos policiais, bombeiros, serviços de saúde, escolas, teatros, locais de culto e recreação. Utilizou métodos e materiais de construção antigos, bem como o conhecimento da situação econômica rural egípcia da época. 

Formado como arquiteto em 1926, na Universidade do Rei Fuad I, projetou seus primeiros prédios de tijolo de barro no final da década de 30.

O arquiteto treinou os habitantes das zonas rurais para fazerem seus próprios materiais e construírem seus próprios prédios. Ele também resgatou técnicas tradicionais de energia natural de outros países, inspirando-se em grandes projetos no Iraque e Paquistão.

Para Fathy, a questão da moradia, principalmente para os camponeses em situação de pobreza extrema, não passava por fazer casas pré fabricadas, mas sim na recuperação de técnicas artesanais.

*****
Mosaico Cultural
Radioagência Brasil de Fato/São Paulo.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar