Menu Principal

Dedo na Ferida

0
Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o ducumentário faz um questionamento a respeito de um dos principais discursos das autoridades financeiras: de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, faz um panorama de como o capital pode influenciar a política e os governos. 

Tendler apresenta um personagem, um pedólogo, que mora em Japeri e diariamente se desloca, saindo de casa às 5 da manhã, para o  trabalho em Copacabana para receber um reduzido salário que se refletirá no seu lar com o filho que desde já tem poucas perspectivas para o futuro a continuar esse estado de coisas em que os trabalhadores são massacrados pelos efeitos danosos do capital financeiro que está a ditar as regras no Brasil.

Enquanto isso acontece, um reduzido percentual de pessoas lucra astronomicamente em detrimento da maioria da população, seja ela grega, brasileira ou em que país for onde o capital financeiro fincou suas raízes, independente até de governos, que somente ocupam seus postos para contemplar o setor financeiros.

O ex-presidente norte-americano Barack Obama aparece no documentário abrindo o jogo ao reconhecer que salvou o capital financeiro de uma crise iniciada em 2008, mas com a justificativa questionável que se não procedesse dessa forma seria pior. Pior para quem? Para os bancos, naturalmente, mas isso ele não admite.



SINOPSE:

“Dedo na ferida”, em suma, é um filme imperdível para quem quiser aprofundar o conhecimento dos dias atuais que o Brasil está atravessando, em que a mídia comercial engana a opinião pública tentando convencer que a economia está melhorando e o país entrando nos trilhos, mas omitindo que o jogo executado pelo aposentando do Banco de Boston e ministro da Fazenda, Henrique Meirelles satisfaz não a população brasileira, mas sim ao capital financeiro. Um capital que por sinal fincou raízes também na mídia comercial, o que valeria um documentário por parte de Silvio Tendler, para que os brasileiros e brasileiras incautos, ludibriados, conheçam os mecanismos da manipulação da informação a que estão sujeitos no dia a dia.

*****
- Prêmio do Júri Popular Première Brasil Festival do Rio 2017
- Seleção Oficial Festival de Havana 2017

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar