O cinema do mundo inteiro se encontro em Alter do Chão.
A Fest Alter 2020 será realizado entre de 9 à 13 dezembro em Alter do Chão (PA) e contará com 1979 filmes inscritos e mais de 98 países. Desse total, 441 são produções brasileiras. Dez jurados escolheram os 220 trabalhos que competirão. As categorias premiadas serão longa, média e curta-metragem, além de produção por smartphone.
Alter do Chão, é uma vila do município de Santarém, cidade paraense onde os rios Amazonas e Tapajós se encontram, será novamente uma espécie de capital mundial do cinema.
Serão filmes, muito filmes, entre longas, curtas, animações. De todos os lugares, inclusive os inimagináveis, como Azerbaijão e Afeganistão, entre quase uma centena de países que já enviaram suas produções. “Criamos uma categoria de filmes feitos com celular para a gente estimular a produção de conteúdo da região”, diz Locca, um carioca que em sua atividade profissional navega pela ponte Rio-Amazônia.
O festival reservará também uma homenagem ao compositor, poeta e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio, vítima da covid-19. Aldir dá nome à Lei 14.017, de auxílio emergencial à cultura durante o período de pandemia, aprovada no Congresso após ampla mobilização.
Devido à pandemia do vírus Covid-19 O Festival de Cinema de Alter do Chão 2020 será realizado pela WEB no portal do Festival.
O FEST ALTER esse ano dará mais uma oportunidade de visibilidade aos filmes participantes com a criação da
AMAZÔNIA FEST ALTER TV