Menu Principal

Telhado de vidro

3
Há algum tempo eu li um livro que na época em que lançado, foi considerado uma  marco para o movimento de esquerda em Portugual.
O livro faz uma análise crítica da realidade daquele país no período pré e pós Revolução dos Cravos. Ufa! Fui longe... O livro chama-se Partidos com Telhados de Vidro.
Mas, porque fui me lembrar disso depois de tanto tempo?
Houve um estímulo. Um texto que recebi por e-mail, e que por analogia se pode traçar um paralelo com o momento eleitoral que estamos vivendo no Brasil, resguardada as devidas proporções, é claro.
Então, qual era o grande lema de um dos partidos que disputavam  a eleição? O nosso telhado não é de vidro, portanto, somos diferentes dos demais. Podem jogar pedras à vontade.
Não é o que está acontecendo com a candidata Marina Silva, que em princípio, do ponto de vista pessoal, sempre teve um telhado seguro. Até que fez uma escolha completamente errada: o seu vice. Com as afirmações que fez, o telhado do partido da Marina, o PV, também passa a ser de vidro.  Resta saber até quando o telhado vai aguentar.
Aos amigos tudo, aos inimigos a lei
"Marina Silva, a candidata a presidente do PV, anda meio atarantada. Seu vice, o empresário Guilherme Leal, foi pilhado num pecado grave para uma candidatura com pretensões ambientalistas: descobriu-se que ele está construindo uma mansão na Bahia em uma área de proteção ambiental (o que é proibido por lei), e para tanto desmatou uma área de mata nativa ilegalmente. O vice da candidata verde foi alvo de uma ação do Ibama, autarquia federal capitaneada justamente pelo Ministério d So Meio Ambiente, que foi dirigido por Marina Silva. Na última quinta-feira (15/07) a candidata partiu para o ataque contra o Ibama. Disse que a ação do órgão era “jogo da política” e a classificou como “vale tudo”.
É uma estratégia tão velha quanto a própria política que um político, pilhado em alguma ilegalidade ou malfeito, não se defenda e nem comprove sua inocência, mas antes atribua tudo à “intriga da oposição”. O que é novidade é que Marina Silva, que diz ser a alternativa do eleitor aos políticos tradicionais, venha a agir exatamente como estes. A candidata, que se propõe a ser o oposto de “isso que está aí”, vai cada vez mais ficando parecida como o “isso”, tanto nas suas práticas políticas como nas suas idéias”.
Bela análise do professor Alan Souza.

3 comentários:

Política é algo que todos discutem de acordo com suas tendências. E todo mundo tem uma bandeira política, até porque todo mundo tem opinião.

Ainda não decidi meu voto. Sei em que NÃO vou votar, o que não é difícil decidir e exige apenas um pouco de bom-senso e um mínimo de inteligência.

A escolha do vice de Marina Silva, ao menos na minha opinião, não pode manchar sua trajetória política, até porque a opção não foi dela, mas dos interesses políticos dos partidos que se aglutinam em torno dela.

O mesmo acontece com a candidata de Lula, que recebeu a incumbência de carregar uma mala pesada imposta pelo PMDB, o maior aliado do governo e partido mais fisiológico da história do país.

Como se pode ver, em política tudo é igual. A diferença só existe nas siglas e no oportunismo do momento de ser oposição ou situação (ou muro, claro!).

São todos esterco do mesmo pasto!

Oi Roberto,
Concordo com algumas afirmações suas. De outras discordo.
Eu já decidi em quem vou votar e considero que tenho o "mínimo de inteligência" (citando você).
Mas, a questão central colocada no post é: quem se diz e quer se mostrar um diferencial neste processo, não pode adotar a mesma prática e discurso político dos outros. Este é o ponto. Não importa se é a regra do jogo ou não. Ou seja, se esse jogo não me interessa, procuro outro para jogar.
Se os aliados da Marina lhe impuseram este vice que representa o contrario de tudo que ela sempre abominou na questão ambiental, por isso, segundo ela deixou o governo Lula, o que mais lhe irão lhe impor? Qual será o diferencial?
Não precisa ter o mínimo de inteligência para fazer esta leitura.
Ao final, você mesmo afirma que "são todos esterco do mesmo pasto"!
Portanto, todos têm telhado de vidro, inclusive Marina.
Agradeço a oportunidade de dialogar com você. É bom te ver no Travessia.
Grata pela participação e grande abraço, vamos dialogando...

Estou a procura de telhado de vidro, obrigada era oque eu procurava sobre telhado de vidro

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar