Menu Principal

Festival Rio Gay de Cinema

2
Ganha novos espaços e programa com 124 filmes.

O documentário brasileiro Gazelle – The Love Issue, de Cesar Terranova, que conta a história de um comissário de bordo e seu alter ego artístico, a drag Gazelle, abriu a noite de ontem (2), no Cine Odeon, na Cinelândia, o Rio Festival Gay de Cinema 2015. 

Integralmente voltado para produções de gênero e sexualidade, o evento ganha, nesta quinta edição, mais visibilidade, com um número maior de espaços de exibição.

Além do Odeon, palco das noites de abertura e de encerramento, e de várias sessões com a presença de diretores e debates com o público, entram no circuito do festival a Livraria Cultura, também no centro, e o Cine Joia, em Copacabana. Os filmes serão exibidos ainda no Instituto Cervantes, em Botafogo; no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF); e, com entrada franca, em dois espaços populares da zona norte carioca: as arenas Dicró, na Penha Circular, e Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

São ao todo 124 produções27 longas e 93 curtas-metragens, distribuídos em programações que abordam a temática sob diferentes pontos de vista. O Panorama Nacional apresenta 9 filmes, em sua maior parte, documentários, como o que abre o festival e os que retratam as vidas do escritor Caio Fernando Abreu (Para sempre teu Caio F, de Candé Salles) e do artista plástico Leonílson (A Paixão de JL, de Carlos Nader).

“A predominância dos documentários tem a ver com a necessidade de contar o que está acontecendo no Brasil com as questões que envolvem sexualidade. É o cinema como ferramenta de combate ao preconceito, falando de pessoas influentes na coletividade”, comenta o diretor e curador do festival, Alexander Mello. Ele destaca ainda entre os filmes nacionais o documentário De gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaiderman. “É um filme que coloca em debate a questão de ser homem ou mulher, que quebra os paradigmas primários em relação à questão de gênero.”

O Panorama Internacional vai receber 18 filmes inéditos. Entre eles, o documentário Game Face, coprodução da Bélgica e dos EUA, dirigida por Michiel Thomas, e o filme B, de ficção científica e terror, Dyke Hard, da sueca Bitte Andersson. Os dois cineastas estão no Rio para apresentar seus filmes.

Game Face trata da homofobia no mundo dos esportes. Conta a trajetória de uma lutadora transexual e de um jogador de basquete gay. Ainda na programação internacional, destacam-se o primeiro filme de tema gay do Sri Lanka, Frangipani, e a produção argentina Atlantida, da cineasta Ines Maria Barrionuevo.

Os demais títulos se dividem entre as mostras competitivas de curtas nacionais (11 filmes) e internacionais (27), e as não competitivas de curtas (11 filmes). Haverá também 30 curtas DIV.A (diversidade em animação) e 14 em Transcinema. “É uma proposta que rompe os padrões do cinema tradicional, com filmes que buscam experimentação, tanto visual como de som”, explica o curador sobre a mostra Transcinema, novidade nesta edição do festival.

O Rio Festival Gay de Cinema 2015 – Todos os Gêneros e Sexualidades tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. A programação completa está disponível no site www.riofgc.com

2 comentários:

Boa noite, querida.
Tem gente que acha que filme com temática homoafetiva só vai rolar cenas de sexo. Pois não é assim não, tem muito filme legal. Vou citar 2 : “Pecado da Carne” foi um dos 104 filmes exibidos durante no Festival Mixbrasil em 2009. Mostra o amor entre 2 judeus Ortodoxos e todo sofrimento deles e de tantos outros. Outro filme muito bom, acho até que já comentei aqui ou em outro blog(não lembro) foi : Preces por Bobby com a Sigourney Weaver, tá completo no Youtube quem quiser assistir... não tem nada de escandaloso.OPS!!! tem sim o preconceito.
Grade beijo minha amiga tão querida.

Oi Luci,
Perfeito o seu comentário.
Na verdade, o cega as pessoas é o preconceito aliado ao dogmatismo religioso.
Obrigada pela indicação. Vou assistir sim.
Desejo a ti, querida amiga, um excelente início de semana, com muita luz e paz.
Beijo.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Curtir

Assine o Feed

Minimizar