Menu Principal

Brasil, cada vêz mais internacional

3
Teve início no último dia 24 as transmissões da TV Brasil Internacional.
O canal começou a ser distribuído em 49 dos 53 países da África. 
Para marcar o início das transmissões do canal público brasileiro no continente africano, o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, fez uma saudação, transmitida pela TV Brasil Internacional. O objetivo do canal é divulgar a cultura, o povo, a riqueza e as oportunidades do Brasil.
O canal será transmitido em língua portuguesa e a programação terá ênfase em programas informativos e culturais brasileiros.
Haverá ainda, na grade africana, três programas criados especialmente para o canal internacional: o Conexão Brasil, que situa a posição do País em relação a grandes temas mundiais; o Brasileiros no Mundo, voltado para as comunidades de emigrados, e o Fique Ligado, uma agenda cultural para os brasileiros que vivem no exterior.
O satélite que está sendo usado já era utilizado para distribuir o Canal Integración, criado em 2003 pela antiga Radiobrás, com o objetivo de fortalecer a idéia da integração continental. 
Para ter a programação distribuída no continente africano, a TV Brasil firmou acordo com a Multichoice, maior operadora de TV por assinatura do continente, que opera através dos sistemas DTH e cabo. O canal internacional estará no pacote básico, sem custos adicionais para o assinante.
Os países
Os 49 paises que serão alcançados pela TV Brasil Internacional têm uma população de 559 milhões de pessoas. Neles, 2,5 milhões são assinantes da operadora Multichoice. Entre eles estão cinco paises de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe. 
Esta criação atende também a demanda feita pela comunidade de brasileiros emigrados na 2ª Conferência de Brasileiros no Mundo, ocorrida em outubro de 2009, para que a programação da TV pública fosse oferecida no exterior. O Brasil tem hoje mais de três milhões de brasileiros que vivem em outros países.
De acordo com a presidente da EBC, Tereza Cruvinel, "a TV Brasil Internacional é uma conquista da comunicação pública no Brasil". Ela afirma que como os canais internacionais das TVs públicas de outros países, a TV Brasil Internacional será um canal da nacionalidade brasileira, um instrumento de divulgação do País.
Também destaca que o continente africano foi escolhido como primeiro destino do canal em reconhecimento da enorme contribuição para a formação do povo e como civilização.
Em breve a TV Brasil Internacional será transmitida para América Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa. 
Esta é mais forma uma  de estarmos conectados com o mundo e de aproximação dos brasileiros que vivem fora, com o Brasil brasileiro.
Muito bom.

3 comentários:

Beth,
Este é um comentário-convite. Quero convidar você para participar de uma mega promoção que está acontecendo lá no blog: sorteio de 1 exemplar do livro Perseguição digital. Para participar basta acessar este link e preencher o formulário. É simples e bem rápido. Espero você.

Beth, eu entendo o teu entusiasmo e espero que os brasileiros percebam esse momento q estão vivendo. Qdo cheguei ao Brasil (em 1980), durante muito tempo me senti deprimida, pq a sensação era q se vivia longe do mundo, em outro planeta. Acontecia um mundo lá fora e aqui a gente não participava. Havia bolsas de estudo nas faculdades p as pessoas irem fazer pós, doutorado, etc. lá fora e não havia interesse. E eu pensava, Meu Deus, como alguém pode viver tão separado do resto do mundo? Então devo ser uma das pessoas q mais aprecia esta era da comunicação. E olha nós aqi nos comunicando pela Internet.

tomara que este veiculo de comunicação não seja apenas pra mostrar as beleza naturais, isso e importante, mas não pode maquea os diversos problemas que existe no Brasil...

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar