1-Você adoece e precisa se afastar para cuidar da sua saúde. Recorre ao INSS para solicitar o seu benefíco pecuniário mensal (auxílio doença) e descobre que não pode receber o benefício porque o seu patrão não fez os devidos recolhimentos mensais, da parte que a ele, patrão, lhe cabia. E mais: a sua parte foi descontada rigosamente em dia, e você não desconfiava de nada porque simplesmente não tinha acesso a esta informação.
2-Você trabalha o anos a fio e na hora de se aposentar, também recorre ao INSS para solicitar muito justamente a sua tão esperada aposentadoria. Surpresa: não será possível em função de que o patrão não fez os devidos recolhimentos. Simplesmente não consta estas informações no sistema previdênciário (INSS). É de enloquecer, não?
Pois isto vai mudar: com o Convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social, INSS, Dataprev e o Banco do Brasil, e assinado pelo presidente Lula, todos os correntistas do Banco do Brasil vão poder retirar os seus Extratos de Informações Previdenciárias nos terminais de auto atendimento ou na página do banco.
Os demais segurados podem acessar o Extrato de Informações Previdenciárias por meio do Portal da Previdência, desde que possuam a senha fornecida nas Agências da Previdência Social. Para obter uma senha será necessário agendar o atendimento pela Central 135.
Desse modo, correntistas de todo o país poderão acompanhar, mensalmente se o empregador está recolhendo as suas contribuições e, ainda, solicitar a CORREÇÃO ou INCLUSÃO de períodos que não constem do cadastro.
Fique de olho enquanto há tempo, e guarde todos os seus comprovantes.
Deixar de monitorar o seu recolhimento, pode se transformar no futuro num grande problema.