Já era uma artista consagrada quando compôs, em 1899, a primeira marcha-rancho, Ó Abre Alas, verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos.
Páginas
Abram Alas: Queremos passar...
Publicado por Beth MunizJá era uma artista consagrada quando compôs, em 1899, a primeira marcha-rancho, Ó Abre Alas, verdadeiro hino do carnaval brasileiro. Na primeira década deste século esteve algumas vezes na Europa, fixando residência em Lisboa por três anos.
4 comentários:
Oi,
Beth,
já conhecia a históra de Chiquinha Gonzaga, claro. Mais seu post tem um "q" que me emocionou muito. Belissíma homenagem a nós mulheres. Deixo aqui o meu parabéns a você mulher que tem o dom da palavra, o dom de transformar palavras simples ou simples palavras em prosa, poemas e belos versos, textos maravilhosos característica de pessoas generosas de alma leve e com a sensibilidade a flor da pele. Obrigada por dividir essa Travessia. Beijão no seu coração, fica com Deus.
Beth, minha amiga!
Eu acompanhei recentemente pela TV a reprise da mini série Chiquinha Gonzaga e fiquei encantada com a história de vida dessa grande artista! Para os padrões sociais e morais da época, sem dúvida alguma ela foi um exemplo de coragem, força e luta. Destemida, agia movida pelo seu senso de justiça, não curvando-se aos hipócritas e falsos moralistas!
É muito inspirador ver em mulheres como Chiquinha tal força! Além de tudo uma grande artista que superou os preconceitos da época.
Bela homenagem e lembrança! Que todas mulheres possam ter algo de Chiquinha dentro de si!
Grande beijo!
Jackie
Um grande viva a Chiquinha Gonzaga, personagem fascinante de nossa história, além de ser um dos maiores exemplos de luta pela igualdade e artista sem igual.
E um grande VIVA a todas voces que sempre estarão em nossas vidas como protagonistas, a mãe, a mulher, a filha, as amigas, as amigas coloridas, também muito importantes, rsrsrs, que aprendamos a ama-las e respeita-las como merecem!!!!!
Muito bem lembrado! Chiquinha Gonzaga é uma dessas criaturas que nos faz sentir orgulho de sermos mulheres!
Parabéns pelo post.
BEIJOSSSSSSSS