Renato e Vladimir |
Na abertura do 44º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, a noite foi do Rock.
Platéia em êxtase, lotada e aplaudindo efusivamente.
Este foi o resultado da exibição do longa-metragem Rock Brasília - Era de ouro, o mais recente filme de Vladmir Carvalho, que abriu o festival e foi exibido em hors concours, e atraiu à Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, autoridades locais e nacionais, cineastas, jornalistas, roqueiros e um grande público para uma grande homenagem ao rock de Brasília nos anos 80, quando surgiram as bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.
Iniciado na segunda-feira dia 26/09 e com término previsto para o dia 03/10, o Festival tem uma programação de encher os olhos e acalentar a alma dos cinéfilos de primeira e última hora.
Entre os longas na Mostra Competitiva, o destaques ficam por conta dos filmes Rock Brasília – Era de Ouro e Léo e Bia, de Oswaldo Montenegro.
Sinopse:
- Brasília – Era de Ouro:
"A história dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de longo caminho e obstáculos, veem o seu sonho tornado realidade. A consagração e o sucesso de suas bandas de rock, sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da Capital para o Planalto Central.
-Léo e Bia:
Brasília, 1973. No auge da ditadura militar, sete amigos, jovens como a cidade em que moram, sonham viver de teatro. Liderado pelo diretor Léo, o grupo leva adiante os ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião. Em paralelo à repressão política, a mãe de uma das jovens, adoece. E em sua desvairada obsessão pela filha Bia, oprime-a cruelmente. Soma-se à atmosfera opressora, a aridez cultural de Brasília. A turma do Distrito Federal sonha romper com esta cotidiana asfixia".
Para quem acha que em Brasília só tem corrupção, uma demonstração de arte, cinema, cultura e música.
Ainda bem!
Quer saber mais? Acesse a página do Festival