Menu Principal

Um Mulher, e o seu Cinturão Verde em plena África

3
Wangari Maathai
Nobel da Paz de 2004.
Uma vida dedicada a transformar, construir, mobilizar e ensinar ao mundo os caminhos mais simples e econômicos de como preservar o planeta. 
Com  uma trajetória singular e de destaque na vida acadêmica, formou-se em universidades americanas, apesar dos preconceitos que sofreu.
Incomodou muitas pessoas, inclusive o marido, que sentindo-se humilhado em uma sociedade machista pediu a separação. 
Criadora do movimento Cinturão Verde (Green Belt Movement), promoveu o plantio de milhões de mudas de árvore no Quênia e países vizinhos, onde a demanda por lenha para a produção de energia reduziu drasticamente a área de florestas. 

Apenas no Quênia, a cobertura verde original foi reduzida a apenas 4%. O movimento recrutou mulheres para o plantio e contou com o apoio da comunidade internacional. 
A reconfiguração das matas permitiu o retorno dos bichos, a recarga dos aquíferos e melhores condições de vida para milhões de pessoas que deixaram de migrar para as cidades à procura de melhores condições de vida.

"Enquanto outros usavam os seus poderes e força vital para destruírem e degradarem o meio ambiente para fazer lucro em pouco tempo, ela utilizou (suas capacidades) para mobilizar as populações e defender a preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável".

Foi com a afirmação, abaixo, que Achim Steiner, diretor executivo da Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), se despediu de Wangari Maathai. E completou: 
“Era uma força da natureza".
Wangari nos deixou hoje, dia 26/09, após uma longa batalha contra a doença que lhe consumia o físico, mas não as idéias. Wangari Maathai é:

The World

3 comentários:

é bom saber que existem mulheres assim! Obrigada por me dar esta oportunidade de conhecê-la!

Regina, o prazer é todo meu. Que blog lindo!! Já virei tua fã

Abraço

Meri Aleixo.

Oi Meri,
A qual blog você se refere?
Se for ao Travessia, maravilha.rsrs
Obrigada e volte mais.
Beth Muniz

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar