De 6 a 16 de dezembro
Entrada franca
Cinema polonês é sinônimo de cinema de qualidade. O país que cedeu ao mundo realizadores como Kieslowski, Wajda, Polanski, Skolimowski, que acolheu a lendária Escola de Lodz, tem com a linguagem cinematográfica uma parceria de longos anos. Em 2008, a Polônia celebrou o centenário do cinema polonês – em 22 de outubro de 1908, ocorreu a primeira exibição pública da comédia Antonio pela primeira vez em Varsóvia, do diretor Jerzy Meyer.
Por este, em 2009, motivo foi organizado em todo o Brasil o primeiro Festival do Cinema Polonês. No ano passado o Festival aconteceu novamente – dessa vez tendo como foco as produções cinematográficas mais recentes do país. Agora chegou a hora de mostrar o que o cinema polonês tem de melhor.
O Festival de Cinema Polonês 2011 será dedicado exclusivamente ao grande cineasta, laureado com o Oscar, Andrzej Wajda, oferece a oportunidade única de conhecer ou rever as mais importantes obras do célebre diretor polonês, que marcaram a história do cinema nacional e mundial. Ao público brasileiro serão apresentadas produções feitas entre 1960 e 2009. São onze filmes de vários gêneros, selecionados com o objetivo de mostrar o perfil da obra do Andrzej Wajda.
Além de Brasília, o festival circulará pelos principais centros culturais do Brasil, entre outros: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Fortaleza e Salvador.