Menu Principal

HEREROS: Uma Angola que a maioria dos angolanos desconhece. E quando conhece, renega.

3
Esta semana fui ver uma belíssima Exposição sobre os Herreros, no Museu da República de Brasília.
Confesso que já havia ouvido falar sobre esse povo considerado excêntrico pela maioria dos angolanos. Após ver a exposição dois sentimentos me ficaram: Admiração e inquietação. Saí do museu com uma deliciosa e perturbadora sensação de ter descoberto mais um pouco sobre as nossas origens.
-As origens:
Escutei os antepassados, os mais velhos que já se foram. Nós fomos nascidos nessa área chamada Calundo Cambete e dali nos metemos em línguas diferentes; quem foi falar uma certa língua passa a pertencer a essa língua, mas todos somos Hereros, tal e qual ao Mukubal.
SOBA MUTILI MBENDULA – MUHIMBA

Na verdade nós todos somos família. Somos Hereros, todos. Mas fomos divididos por conta dos nossos costumes de trabalho.
TCHIMBARI KEZUMO BINGUÊ – MUHIMBA

-A tradição:
Nós nos dedicamos muito ao animal. É o nosso dinheiro antigo, que nós encontramos com os nossos antepassados. Não sabemos a importância do dinheiro. Nós sabemos a importância do boi. O boi é a nossa coisa valorosa.

SOBA BAKAKA – MUHIMBA

O Amor:
Muitas mulheres têm namorado por fora. O marido sai da aldeia, então um namorado que ela apreciou vem ter com ela. Meu marido quando sai, esse namorado vem ali e dorme.

MUKONDO – MULHER MUHIMBA

-A morte:
A pessoa, quando morre dentro da aldeia, ela própria é que indica um animal, que vai fazer o travesseiro dele. A pessoa quando faleceu numa área distante, não se preocupa em tirar dele o animal, é enterrado e depois começamos já a decidir nós próprios sobre o animal.

HINACENDA TCHIUMA – MUHIMBA

-A vaidade:
Nos primeiros anos, nós só usávamos óleo, como podes ver no meu pescoço. E quando tem muita sujidade, tira-se um pirão e mete lá um bocado de óleo de boi. Depois de amassar, esfrega na pele e aquela sujidade começa a cair. Agora, hoje em dia, imitamos tomar banho com sabão, por causa de outras etnias com as quais nos identificamos.

VETUULA YANDJAMBA – MULHER MUCHAVICUA

Não morra de curiosidade. Visite a Exposição.


3 comentários:

Mas que caca! Você me deixou curiosa e não, não vou poder ver a exposição porque estou a mais de 2000 km daí.
Vou ter de me contentar com o que encontrar no tio Google.
Nunca tinha ouvido falar nesse povo. É engraçado, mas nunca me interessei muito pelos países africanos que foram colonias portuguesas. Sobre os outros até sei um pouquinho. Acho que aparecem mais na mídia, não é?
Obriga pela aulinha, vou pesquisar mais.
beijos

Adorei a sua postagem porque muito me chama atenção as origens, raízes e costumes de um povo.Acho fascinante, tudo é belo demais. A caminhada do homem através dos séculos e milênios.E vou estudar a sua sugestão.Abraços

Adorei também.
Não conhecia,muito embora, goste de ler sobre as tradições dos povos africanos que, tem algumas coisa em comum com a cultura brasileira.
Obrigada por compartilhar.
Bjs
Lúcia

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar