Menu Principal

Todo intolerante é um inseguro. Ser tolerante não significa ser bobo

12
A Arte da Tolerância

Tolerância é a capacidade de aceitar o diferente. Não confundir com o divergente. 

Intolerância é não suportar a pluralidade de opiniões e posições, crenças e idéias, como se a verdade fizesse morada em mim e todos devessem buscar a luz sob o meu teto. 

Conta a parábola que um pregador reuniu milhares de chineses para pregar-lhes a verdade. Ao final do sermão, em vez de aplausos houve um grande silêncio. 

Até que uma voz se levantou ao fundo: "O que o senhor disse não é a verdade". O pregador indignou-se: "Como não é verdade? Eu anunciei o que foi revelado pelos céus!". 

O objetante retrucou: "Existem três verdades. A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira". 

Só os intolerantes se julgam donos da verdade. Assim ocorreu com Milosevic, ao manter-se intransigente e não admitir os direitos dos kosovares, e com Clinton, ao decidir que seus mísseis seriam o melhor argumento para convencer o mundo de que a Casa Branca tem sempre razão. 

Todo intolerante é um inseguro. Por isso, aferra-se a seus caprichos como um náufrago à tábua que o mantém à tona. 

Ele não é capaz de ver o outro como outro. A seus olhos, o outro é um concorrente, um inimigo ou, como diz um personagem de Sartre, "o inferno". Ou um potencial discípulo que deve acatar docilmente suas opiniões. 

O tolerante evita colonizar a consciência alheia. Admite que, da verdade, ele apreende apenas alguns fragmentos, e que ela só pode ser alcançada por esforço comunitário. Reconhece no outro a alteridade radical, singular, que jamais deve ser negada. 

Ser tolerante não significa ser bobo. Tolerância não é sinônimo de tolice. 

O tolerante não desata tempestade em copo d’água, não troca o atacado pelo varejo, não gasta saliva com quem não vale um cuspe. 

Ele jamais cede quando se trata de defender a justiça, a dignidade e a honra, bem como o direito de cada um ter seus princípios e agir conforme sua consciência, desde que isso não resulte em opressão ou exclusão, humilhação ou morte. 

Das intolerâncias, a mais repugnante é a religiosa, pois divide o que Deus uniu.

Quem somos nós para, em nome de Deus, decretar se esses são os eleitos e, aqueles, os condenados? 

Só o amor torna um coração verdadeiramente tolerante. Porque quem ama não contabiliza ações e reações do ser amado e faz da sua vida, um gesto de doação. 
*****

Frei Betto

12 comentários:

Que lindo Beth!
Adorei o post muito interessante , tenha um ótimo FDS querida!
Beijos
Bruh*

Beth,

Este seu texto é excelente!

"Ele não é capaz de ver o outro como outro." - eu sei o que significa isso.

Eu sou bastante tolerante, sou para não me aborrecer, prefiro a diplomacia e parto do princípio que nem tudo que eu penso é certo.

Beijos

Olá Beth,

com um texto desses todo fim de semana fica bom, tão perfeitas as definições de Frei Betto para tolerância e intolerância que eu não me atrevo a acrescentar mais nada, só compartilhar com meus amigos para convidá-los à tolerância.

Um beijo e um ótimo final de semana para você

Ei Beth,

Que pérola de texto,

Acredito que a tolerância é uma virtude que poucos a tem, pois exige de nós humildade, paciência e aceitação ao querer e pensar do próximo. Os intolerantes não se permitem errar , e por muitas vezes se sentem vazios por coisa alguma.

Beijos

É isto ai, querida! E se soubesse cuidar de si melhor, se não tivesse preso em suas demências, poderia e seria mais feliz.

Que delícia poder ser, viver e vivenciar plenamente o que é, né? Que bacana poder sentir o vento no rosto, deitar a cabeça no travesseiro e dormir com toda tranquilidade do mundo sabendo que é dono sim, mas de si mesmo! Mas, o mundo é assim mesmo. Então, tá!

Bjs!

Muito verdadeiro texto.
O amor é mesmo muito poderoso. Quem consegue amar de verdade acaba sendo moldado pelo amor!

Abraços.

Muito verdadeiro texto.
O amor é mesmo muito poderoso. Quem consegue amar de verdade acaba sendo moldado pelo amor!

Abraços.

Oi amiga
engraçado nunca tinha analisado por essa ótica: Todo intolerante é inseguro.
Num é que sua reflexão faz sentido?
Bjos e obrigada por mais essa perola.

Oi amiga
engraçado nunca tinha analisado por essa ótica: Todo intolerante é inseguro.
Num é que sua reflexão faz sentido?
Bjos e obrigada por mais essa perola.

Olá Beth, como a Sissym eu também parto do princípio que nem tudo que eu penso é certo, isto é, nem tudo que eu acredito ser verdade absoluta, é mesmo. As verdades são relativas. A ideia sobre religiões foi linda, Frei Beto acertou na mosca e você acertou ao escolher esse texto para nos mostrar. Bjs. Telma

Esta é a nossa batalha de cada dia. Desenvolver a tolerância, para que possamos ter uma boa qualidade de vida. Discutir com o intolerante é perda de tempo porque ele já abocanhou a verdade pra si, já colocou sobre os ombros o peso do mundo e agora só ele sabe de todas as coisas. Mais vale ser um aparentemente bobo mas que no fundo sabe pisar em terra firme guindo os passos para o caminho do certo. Dialogar com um intolerante dono da verdade? tô fora!

Ótimo texto, sou intolerante ao extremo e quero mudar, pois isso tem me feito muito mal.
Também afasta pessoas do meu convívio, mas como é difícil mudar. Estou tentando praticar a boca fechada a maior parte do tempo para minimizar os estragos que minhas críticas fazem.
Vou procurar diminuir os noticiários e as redes sociais, pois percebo que esses dois me inflamam sobre vários assuntos.
Vou tentar ficar mais ausente de todo tipo de noticiário e focar mais a minha qualidade de saúde, pois posso morrer a qualquer momento e já era....

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar