Páginas
Em memória de Lídice
Publicado por Beth Muniz
2
A Embaixada da República Tcheca, a Secretaria de Cultura e a Universidade de Brasília convidam para a "Homenagem às vítimas de Lídice" no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República nos días 14 e 15 de junho de 2012, às 20h00. O evento ocorrerá na sala pequena de cinema do Museu Nacional.
A tragédia de Lídice aconteceu há 70 anos atrás durante a Segunda Guerra Mundial como um ato de vingança após o atentado ao Comandante-SS Reinhard Heydrich em 10 de junho de 1942. Foram fuzilados todos os homens da aldeia tcheca, as mulheres encaminhadas para o campo de concentração, as crianças para câmaras de gás e reformatórios. O curso do rio foi mudado e a cidade aterrada e sumida do mapa. Dos 503 habitantes voltaram no final da guerra 143 mulheres e 17 crianças.
Lídice tornou-se um símbolo da crueldade nazista e diversos países batizaram cidades e vilas com o seu nome, para que ela jamais fosse esquecida. No Brasil um vilarejo no estado do Rio de Janeiro, que até então se chamava Santo Antônio do Capivari, adotou em 1944 o nome Lídice em homenagem as vítimas da aldeia tcheca.
Para quem está em Brasília, uma ótima oportunidade de conhecer a história e assistir ao filme “In the Shadow of Memory”.
Já para quem não está por aqui, apresento uma história que não pode ser esquecida.
Fonte: GDF/Embaixada Theca em Brasília
2 comentários:
Duro saber que aquele demônio ainda tem seguidores, onde existir Nazismo e Fascismo lembra a mordaça e os piores crimes cometidos contra a humanidade.
Oi Beth
Que atrocidade!
Que ninguém nunca esqueça!
Que todos saibam que a crueldade tem que ser ceifada em sua origem, caso deixemos espaço para que ela cresça, torna-se contagiante e insana como foi o nazismo.
Beijos