Menu Principal

Com Bonsucesso visitei a Baiana e em seguida lhe dei um Adeus. O Alemão me convidou a conhecer o Itararé e depois me levou ao Palmeiras.

2
Estação Baiana
Entendeu?

É coisa de primeiro mundo, bem longe do mar de Copacabana, bom, bonito e barato, mas nem por isto menos importante.

Nenhuma pichação nas paredes, nenhum papel pelo chão, nada de ameaças à integridade física dos moradores e/ou turistas, e zero de atitude de desrespeito por parte dos  funcionários do sistema. Os são banheiros são mais limpos que os de muitas estações do Metrô da Zona Sul.

Durante as subidas esbarrei com turistas da Alemanha, Japão, Estados Unidos, Argentina, São Paulo e Curitiba.

Conversei com os nativos e colhi as suas impressões. Todos felizes e sentindo-se como verdadeiros cidadãos que trabalham, pagam os seus impostos e colhem os frutos do investimento que fizeram durante toda a vida de trabalho, mas que só agora conseguem perceber o retorno. Um deles me falou: “Claro que nem tudo são flores. Mas, na boa... hoje, há mais flores que espinhos”! E depois, a meu pedido, me orientou na localização visual das comunidade.

Seis estações (Bonsucesso, Baiana, Adeus, Alemão, Itararé e Palmeiras) distribuídas ao longo dos 3,5 quilômetros percorridos pelo teleférico do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

A Política de Pacificação

Inauguradas em julho de 2011, completa este mês um ano de feliz convivência com a cidade. As edificações foram projetadas pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui e tiveram como inspiração a iniciativa semelhante à adotada em Medellín, na Colômbia.

Parte integrante da Política de Pacificação das Comunidades, junto com a sua concepção e implantação trouxe no pacote, a iluminação pública, a pavimentação das ruas, a coleta seletiva do lixo, novas escolas, postos de saúde, cinemas, espaços para exposição e espaços coletivos para  a prática de lazer e esportes. 
Onde ontem havia o domínio do tráfico, hoje, do alto, dá para observar crianças brincando pelas ruas e vielas, meninos empinando pipas e a polícia militar executando o seu trabalho. Em cada estação existe ou está sendo implantada uma UPP.

-Como chegar

De qualquer estação do Metrô, siga na direção à da Estação Central do Brasil (Centro). Lá, pegue um trem do ramal da Central (Mangueira, Maracanã, Bonsucesso, Mágno, etc). Desça na Estação Bonsucesso (não Precisa sair da estação) e suba até a parte em que fica o acesso aos teleféricos. 

-Custo

Se for direto sem descer nas estações, o custo total é de R$ 2,00 (ida e volta). Se resolver descer, acrescente R$ 1,00 por cada parada (os moradores cadastrados no sistema pagam um valor diferenciado por conta do bilhete único).

Como gosto de sentir as coisas ao vivo e as cores, depois de participar da Rio+20, fui lá conferir, até para entender melhor o processo de pacificação, e me preparar para fazer a defesa da conquista de várias comunidades, que durante anos a fio, foram estigmatizadas pela mídia conservadora e a classe média carioca,  apenas como marginais faveladas.

Então, gostou da dica?

Quando vier à Cidade Maravilhosa, não deixe de conhecer.


2 comentários:

Oi Beth,

Que passeio bacana...E suas analogias são sensacionais tb!!!
Da próxima vez que eu estiver pelo Rio seguirei sua dica sim, e meus leitores tb, certamente!!!
Vou publicar amiga.
Obrigada e bj no coração.

Olá minha querida amiga Beth, boa noite!!!
Minha amiga, que passeio delicioso em todos os aspectos, adorei!!!
Belo e importante projeto que foi realizado neste lugar, é isso que precisamos implantar em todos os lugares, em cada um de acordo com o que oferece... implantar qualidade de vida para que todos possam colher mais flores e menos espinhos, esse é o caminho correto...
Parabéns pela matéria, sensacional!!!
Tenha uma linda noite e um dia maravilhoso, cheio de vida e luz!!!
Beijos e muita paz!!!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar