Evento realizado na quinta-feira (21/33), na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional (Brasília), comemorou os dez anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), instituída em 2003, pelo governo Lula, em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
A escolha da data é uma homenagem ao trágico assassinato de 69 pessoas negras durante uma manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid.
Na ocasião foi exibido o vídeo Uma Década de Igualdade Racial, com registros de conquistas que vêm sendo obtidas nos últimos anos, com imagens das marchas de 1988 e 1995, da cerimônia de criação da Seppir e da aprovação da constitucionalidade do princípio das ações afirmativas pelo Supremo Tribunal Federal.
III Conapir
Em novembro próximo ( 5 à 7), acontecerá a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, cujo tema central será a “Incompatibilidade entre Racismo e Democracia: a construção do espaço político com a participação das negras e dos negros”.
Até maio, serão realizados seminários temáticos preparatórios à conferência, com os temas: Representação Política e Enfrentamento ao Racismo; Trabalho e Desenvolvimento: Capacitação Técnica, Emprego e População Negra; Desenvolvimento e Mulher Negra; Territórios tradicionais negros: Desenvolvimento e enfrentamento ao racismo; Oportunidades para a Juventude Negra; e Desenvolvimento, Democracia e Racismo.
Ao final do evento foi lançado o selo comemorativo (imagem), como parte do acordo de cooperação técnica, firmado entre os Correios e a Seppir, para implementação da campanha Igualdade é Pra Valer.