Menu Principal

Obra de Rubem Braga é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa

1

A exposição O Fazendeiro do Ar, que mostra os mais diversos aspectos da vida e da obra do escritor Rubem Braga, pode ser vista até 2 de setembro, no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista. Aberta no mês passado, a mostra faz parte das comemorações do centenário de Braga, cujas crônicas tratam de detalhes, cenas cotidianas e consensos da humanidade, todas em linguagem, ao mesmo, tempo rica e coloquial

O acervo inclui textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações do escritor, nascido no dia 12 de janeiro de 1913 em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Há também vídeos com depoimentos de amigos próximos, que conviveram com o escritor, como o cartunista Ziraldo, os jornalistas Zuenir Ventura e Danuza Leão, a escritora Ana Maria Machado e a atriz Fernanda Montenegro, entre outros.

A exposição está dividida em módulos temáticos como retratos, redação, guerra, passarinhos e cobertura – Braga foi correspondente de guerra, amava pássaros e vivia em uma cobertura em um apartamento de cobertura em Ipanema. Todo o material da exposição foi cedido pela família do escritor e os documentos e fotografias são os que já haviam sido doados à Fundação Casa de Rui Barbosa.

A abordagem dos temas vai desde a infância do autor em Cachoeiro de Itapemirim, passa pelo dia a dia em jornais como redator, repórter político e também de artes plásticas, sua ação como correspondente de guerra na Itália, sua paixão por passarinhos e sua cobertura no Rio de Janeiro. Em cada espaço, o expectador poderá sentir no universo ali retratado, devido à forma como foi feita a concepção visual.

Depois de São Paulo, a exposição irá para o Rio de Janeiro, onde ficará no prédio da extinta Rede Manchete. Posteriormente, ficará permanentemente na casa da família Braga, em Cachoeiro do Itapemirim.

Agência Brasil

1 Comentário:

Olá,
Sobre Rubem Braga conheço muito pouco, sei que trabalhou em jornalismos, desempenhou função diplomática.
Se estivesse perto certamente que visitaria a exposição, as mesmas são sempre de grande interesse.
Peço desculpa pela minha ignorância relativamente ao Rubem Braga.

Abraço

ag

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar