Ganha o Prêmio Cervantes 2013.
A escritora Elena Poniatowska recebeu terça-feira o Prêmio Cervantes 2013, os mais importantes prêmios literários concedidos nos países de língua espanhola.
Nos 38 anos do prêmio concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha, sempre proposto pelas 22 Academias da Língua Espanhola, apenas três vezes foi concedido a uma mulher: a espanhola María Zambrano (1988), Ana Maria Matute ( 2010), e Cuba Dulce Maria Loynaz (1992).
O Prêmio Cervantes reconhece a figura de um escritor que, com todo o seu trabalho tem contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário latino-americano.
Apesar de ter nascido em Paris e ser filha de nobres poloneses, Elena desenvolveu seu trabalho literário no México desde a juventude. Após a sua educação primária nos Estados Unidos, Poniatowska se dedicou ao jornalismo. Em 1953, ele começou a trabalhar na TV Excelsior, onde se destacou por suas entrevistas e textos imprevisíveis.
Já em 1965, começou a escrever textos que evidenciaram seu interesse pela realidade social do México. Em 1968 obteve a cidadania mexicana.
Algumas de suas obras mais conhecidas estão A Noite de Tlatelolco, Leonora, Hasta não verte Jesus, entre outras.
O prêmio será entregue em 23 de abril de 2014, aniversário da morte de Miguel de Cervantes.
*****
Fonte: Telesur