Páginas
Mil violões para Victor Jara
Publicado por Beth Muniz
6
Mil violões fazem emotiva homenagem a Victor Jara
Víctor Lidio Jara Martínez, nasceu em San Ignacio, em 28 de setembro de 1932, e morreu em Santiago do Chile, em 16 de setembro de 1973. Jara foi professor, diretor de teatro, poeta, cantor, compositor, músico e, é claro, ativista político chileno.
Ele nasceu em uma família de camponeses, tornou-se um reconhecido diretor de teatro e dedicou-se ao desenvolvimento da arte no país, dirigindo inúmeras obras locais, assim como clássico da cena mundial.
Ao lado do teatro, desenvolveu carreira na música, desempenhando um papel fundamental entre os artistas neo-folclóricos que criaram o movimento da Nueva Canción Chilena, revolucionando a música popular de seu país durante o governo de Salvador Allende.
Logo após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, Jara foi preso, torturado e fuzilado. Seu corpo foi abandonado na rua de uma favela de Santiago.
6 comentários:
Oi, Beth!
Que vida e que morte trágica!
Não conheço e já vou procurar por mais no youtube.
Beijus,
Pois é...
A homenagem me emocionou...
Vale a pena conhecer mais.
Luma,
Beijão.
Ops!!!! Violão faz mal para a saúde ....
Olá Beth Muniz,
Todos que lutaram contra a opressão de ditadores no passado deveriam ser mais lembrados, porque através de muitos deles hoje devemos agradecer pelo que temos. Mas infelizmente as autoridades preferem que eles sejam esquecidos.
Ótimo conteúdo
Lindo, emocionante