E garoto propaganda da Rede Globo, até hoje.
“Naturalmente no puedo dejar de decir, gracias, muchas gracias senõr presidente. Muchas gracias Dom Augusto Pinochet”.
(Roberto Carlos)
*****
Documentos da ditadura revelam nomes de colaboradores do regime no meio artístico. São citados Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Wanderley Cardoso, Simonal, Rosemary, entre outros.
Durante a ditadura militar no Brasil, alguns artistas viraram colaboradores do regime – seja por simpatizarem com os governos militares ou por pura covardia – passando informações sobre o que acontecia no meio artístico e participando de atos realizados nos quartéis.
No documento em anexo produzido pelo Centro de Informações do Exército (CIE), classificado como informe interno e confidencial, o CIE reclama que alguns veículos intitulados pelos militares de “imprensa marrom” (tal qual O Pasquim) estariam fazendo campanhas contra alguns artistas amigos e colaboradores da ditadura. O informe difundido para outros órgãos da repressão política sugere que esses artistas “amigos da ditadura” sejam blindados, protegidos.
Enquanto isso...
Chico, Vandré, Elke, Caetano, Gil, Milton e tantos outros eram perseguidos pelo regime militar que assolou o Continente..