Menu Principal

Um Aterro lúdico

3
O Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, está mais colorido aos finais de semana. 

Palhaços, malabaristas, bonecos, mímicos e fantoches vão ocupar esta grande área verde. Até o mês de outubro, o Festival Bonecos no Parque leva aos cariocas o espírito descontraídos do teatro de bonecos e suas múltiplas vertentes.

Segundo Yzadora Monteiro, do portal da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, a iniciativa é do Grupo Bonecos em Ação, fundado pela uruguaia Susanita Freire, que soma trinta anos de estrada com inventivas atividades, voltadas para crianças e adultos. 

Entre os grupos que vão participar do festival, destacam-se: o. Grupo Sorriso Feliz, de Cabo Frio; A Turma do Biribinha, de Alagoas; Cia Mútua, de Santa Catarina; entre outros. Também foram convidadas para compor o time a Cia. Verdelanda, do Uruguai e a OANI, do Chile. No mês de janeiro, a Escola Livre de palhaços (Eslipa) e o grupo OFF-Sina inauguram o Festival.

O lugar escolhido para abraçar todas estas manifestações artísticas é o Teatro de Marionetes e Fantoches Carlos Werneck não por acaso. Com grande tradição em bonecos, ele serviu de abrigo para esta arte e seus amantes. Susanita lembra com carinho das décadas de 1960 e 70 quando foi palco de importantes festivais internacionais, onde se reuniram artistas e grupos com técnicas variadas, o que acabou por estimular o crescimento desta manifestação teatral no país. “Era o início da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Era um grande ponto de encontro nosso e  ficou fechado por quinze anos. A Mostra serve para reativar o espaço.”

Um grande cortejo circense também recebe os que por lá passarem. O grupo Eslipa se apresenta e faz a festa com malabares e palhaços, convidando as pessoas para se unirem a passeata. Embora tenha o público em sua maioria infantil, Susanita acredita que seja um grande espetáculo para toda a família. “Pai, mãe, avô ou avó. É para quem tem o lado lúdico, não importa se é criança ou adulto.”

*****
Direto da Redação.

3 comentários:

Grande Beth ... deve ser a idade, mas, por um momento o titulo me fez ler um enterro lúdico ....mas, ainda bem que é só o aterro ....

Kakakakakakaka
Joselito,
É triste... quando ela bate...
Sim, por enquanto só o aterro!
Valeu!
Um abraço.
Se cuida. rsrsrsrs

Olá Beth querida! não tenho vindo ver as suas belas postagens por falta de tempo, mas se Deus quiser logo logo estarei por aqui para ler os seus textos que por sinal são muito educativos. Grande abraço!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar