Arte atual, consciente da urbanidade, mas fiel às experiências e necessidades próprias dos indígenas. Com esta proposta, a exposição ¡Mira! - Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas - volta a Brasília, agora em sua versão integral.
Para o público que se encantou com a edição anterior, na Casa de Cultura da América Latina, vale a pena conferir a mostra completa, composta por 120 peças originais vindas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. A mostra estréia no dia 13 de fevereiro, no Museu Nacional dos Correios, e ficará aberta para visitação gratuita de 14 de fevereiro até 9 de março.
Através de pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, vídeos e fotografias, a exposição busca retratar e expor, em meio ao ambiente urbano, as novas estéticas dos povos ameríndios, que aliam um saber tradicional às tecnologias modernas.
"Se na Semana da Arte Moderna de 1922 vimos artistas brancos antropofagizando a arte indígena, agora criadores indígenas fazem o mesmo com estéticas de outras culturas", explica a coordenadora da exposição, Maria Inês de Almeida. Não se trata de uma arte realista ou projetista, e sim gerada na realidade do pensamento, da memória e do diálogo intercultural. Assim, os artistas da ¡Mira! convidam o visitante a experimentar a "miração", a observar com um olhar amplo, que o leve para dentro das imagens, e com elas se transforme.
¡Mira! é uma realização do Centro Cultural UFMG, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil/Itamaraty. Em Brasília, conta com o apoio da Casa da Cultura da América Latina da UnB e do Museu Nacional dos Correios.
*****
Visitação: De 14 de fevereiro a 9 de março de 2014.
Visitação: De 14 de fevereiro a 9 de março de 2014.
Local: Museu Nacional dos Correios, Brasília.
Endereço: Setor Comercial Sul, Qd. 4, bloco A, 256 - Asa Sul - Brasília - DF
Horário de funcionamento: 10h às 19h - Terça a sexta-feira; 12h às 18h - Sábados, domingos e feriados.