Exposição de fotografias mostra que a paixão pelo esporte está longe de ser apenas masculina
Quando se fala em futebol no Brasil, dificilmente a primeira imagem que vem à cabeça está ligada ao universo feminino. A exposição As Donas da Bola, pretende desmistificar a relação da mulher com o esporte nacional, especialmente neste momento, em que a Copa do Mundo se aproxima e tudo parece girar em torno da bola.
São 121 imagens coloridas e em preto e branco feitas por 11 fotógrafas de diversos lugares do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Bahia, entre outros. A intenção era captar a riqueza e as peculiaridades de cada região a partir da relação de mulheres com o futebol e ampliar, assim, a percepção e a consciência social sobre a importância delas para o esporte nacional.
As imagens desconcentram o esporte do universo masculino e mostram que a paixão pelo futebol vai muito além da questão de gênero. Elas apresentam, enfim, uma faceta muito pouco explorada na mídia: a diversidade que existe dentro e fora dos campos. “Essa iniciativa pretende preencher uma lacuna importante ao aplicar a percepção e a consciência social sobre a importância da mulher no futebol como esporte, dentro de uma cultura nacional ainda em formação”, afirma o curador da mostra Diógenes Moura.
Fazem parte da exposição registros do futebol jogado na lama no Macapá, de tribos indígenas praticando o esporte, de jogadoras na praia de Ipanema, freiras que não se desfazem do hábito para jogar e fotos das casas de torcedoras fanáticas.
As Donas da Bola reúne imagens autorais (também) feitas por mulheres, todas profissionais experientes do fotojornalismo: Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini, Nair Benedicto e Luciana Whitaker, esta última, colaboradora da Revista do Brasil.
As imagens também serão registradas em um livro homônimo com previsão de lançamento em junho próximo.
*****
As Donas da Bola
-Visitação – até 13 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h
-Onde: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, São Paulo.
-Quanto: grátis
Fonte: RBA