Oliver Twist ou David Copperfield?
Charles John Huffam Dickens foi um importante escritor inglês do século XIX. É considerados um dos principais romancistas da era vitoriana - Inglaterra, e o mais importante escritor do Realismo Inglês.
Dickens, além de escrever populares romances – conhecidos e lidos até hoje, também escreveu contos, peças e artigos jornalísticos. Em suas obras, expôs os principais problemas sociais da Inglaterra vitoriana como, por exemplo, a violência, a pobreza, o desemprego.
Ativista social
O escritor teve uma infância difícil. Ainda criança precisou trabalhar em numa fábrica para poder sobreviver, já que o seu pai foi preso por dívidas. A realidade despertou sua consciência social e ele procurou melhorar de forma prática a vida das pessoas daquele período. Junto com alguns amigos, buscou participar de atividades sociais através de projetos que propunham melhorias educacionais, reforma sanitária e até a criação de um hospital infantil.
Charles Dickens nasceu na cidade de Portsmouth (Inglaterra) em 7 de fevereiro de 1812, e morreu aos 58 anos de idade na cidade de Kent (Inglaterra) em 9 de junho de 1870.
Principais obras:
- Oliver Twist - 1839
- Um Conto de Natal - 1843
- David Copperfield - 1850
- A casa soturna - 1853
- Um conto de duas cidades - 1859
- Grandes esperanças - 1861
- O mistério de Edwin Drood - 1870
Uma das suas frases mais importante é: "Cada fracasso ensina um homem algo que ele precisava aprender."