Menu Principal

"África à vista": O Livro

0
O África à Vista aborda o português escrito por africanos no Brasil.

A formação histórica do português brasileiro ocorreu em complexo contexto de contato entre línguas: Africanos e afrodescendentes, no período que se estende do século 17 ao século 19, correspondem juntos a cerca de 60% da população brasileira. 

Publicado pela EDUFBA e organizado por Tânia lobo e Klebson Oliveira, a obra de 367 páginas está disponível para download. 

No ano de 2000, Oliveira localizou na Sociedade Protetora dos Desvalidos – irmandade negra fundada tardiamente em Salvador no ano de 1832 – um expressivo e raro acervo de documentos escritos por africanos e negros brasileiros forros. Tais documentos são de fundamental importância para a reconstrução da história linguística brasileira por, pelo menos, dois aspectos:

1. São fontes que devam permitir uma reconstrução significativamente mais aproximada das chamadas normas vernáculas do português brasileiro.

2. Desvelam, nas investigações sobre a história da cultura escrita no Brasil, um campo de estudos ainda quase por explorar: o dos caminhos trilhados por negros livres ou libertos, integrantes de grupos sociais subalternos, para aprenderem a ler e escrever.

Os dois aspectos acima referidos são os pontos que merecerão destaque no livro, cujo objetivo principal é a divulgação de dez estudos sobre a morfossintaxe de um conjunto de documentos – sobretudo atas –, escritos em português por africanos na Bahia do século 19.

Para acessar a obra, clique aqui.

Para baixar: o livro está separado em capítulos. Clique em PDF ou preview. 

*****
Matéria originalmente publicada no portal "Por Dentro da África", em parceria com o Instituto Lula.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar