A cantora Elza Soares será homenageada no carnaval 2016.
Em 5 de fevereiro, às 20h, ela abre a folia para o Bloco Afro, com show na Praça da República.
O Bloco Afro Ilú Obá De Min tem características próprias: é proposto apenas por mulheres, que dançam e cantam versões das músicas dos terreiros de Candomblé, em yorubá (idioma ancestral africano). Mais do que um bloco de carnaval, é uma celebração de diversas manifestações da cultura afro-brasileira e africana.
O grupo tem mais de 300 integrantes e elas estão ensaiando desde setembro do ano passado para “representar nas ruas de São Paulo as lutas da mulher - sobretudo a negra - e celebrar as conquistas obtidas ao longo do ano, por meio dos inúmeros projetos socioculturais do Ilú”.
Para contar a trajetória de Elza Soares, as cantoras do bloco vão interpretar cinco composições marcantes de sua carreira.
“Ser negra, mulher e brasileira é para mim um grande orgulho e minha maior missão. Que todas as mulheres sejam homenageadas. Somos a grande força do mundo e nosso caminhar é sagrado.
Me sinto 'pequena' quando recebo homenagens, mas esta me faz gigante, pois é a celebração de toda mulher brasileira. Todo meu amor e axé para as mulheres do Ilú", disse Elza.
*****
GGN - O Jornal de todos Brasis