Menu Principal

Os 100 anos da autora de Gracias a la Vida

0
"Gracias a vida", "Viva los estudiantes" e "Volver a los 17", são canções conhecidas mundialmente.

O que poucos sabem é quem as compôs.

*****

Artistas homenagearam no sábado, dia 14/5, a compositora, instrumentista, cantora e poetisa chilena Violeta Parra, com um concerto no Teatro Colsubisidio Bogotá (capital da Colômbia), véspera do centenário do seu nascimento. 

O evento contou com a participação de cinco cantoras, todas com trabalho reconhecido pela música tradicional dos seus países: Susana Baca do Peru, Sofia Rei Koutsovitis da Argentina, Dora Juárez Kiczkovsky do México, Martha Gomez da Colômbia e Tita Parra do Chile. Esta última, é a neta de Violeta Parra, que além de ser cantora e compositora, é a gerente do projeto Violeta Parra Foundation e do museu Violeta Parra. 

*****

Violeta Parra del Carmen Sandoval (1917-1967), nasceu em San Fabian de Alico, San Carlos, no norte do Chile. Filha do professor Nicanor Parra e costureira Clarisa Sandoval. Era uma mulher multifacetada: cantora, poetisa, compositora, pintora e escultura.



A cantora chilena nasceu em uma família com um grande talento artístico, o que provocou grandes triunfos no mundo da música de geração em geração. O pai de Violeta foi um poeta, matemático e físico. Suas obras têm tido uma profunda influência sobre a literatura americana, ele era um dos melhores poetas do Ocidente, ganhou o National Book Award e Cervantes.

Artistas como Juan Luis Guerra, Soledad Bravo, Laura Pausinni, Fito Paez, Andrea Echeverri, Shakira, Pablo Milanes, Juanes, Mercedes Sosa, Joaquin Sabina, Alejandro Sanz, Placido Domingo, Miguel Bosé, Joan Baez, Chavela Vargas, Oscar Chavez, entre muitos outros cantam as letras inspiradoras de Violeta e vários compuseram canções em sua homenagem.

Mãe de quatro filhos, Violeta tocava guitarra, charango, percussão, flauta e harpa. Ela morreu em 1949 em Santiago, Chile, acometida de uma grave depressão.

A morte de Violeta Parra foi surpreendente para sua família e para o mundo, que nunca poderia imaginar que a autora da canção que agradecia pela vida - "Graças a la vida" -, era a mesma pessoa que cometeu suicídio, um ano após ao grande lançamento da canção.

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar