HeForShe.
Impact 10x10x10.
Documento aborda paridade de gênero em instituições de ensino superior; no relatório, 10 universidades de oito países lista compromissos concretos; Universidade de São Paulo está entre participantes.
Às margens dos debates da 71ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira, a ONU Mulheres lançou o primeiro relatório de uma iniciativa da campanha HeForShe, ou ElesPorElas, sobre paridade de gênero nas universidades. A atriz Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da agência da ONU, participou do lançamento.
Neste relatório, 10 universidades mundiais importantes listam compromissos concretos e começam a registrar seu progresso para alcançar a paridade de gênero.
Lançada em 2015, a iniciativa HeForShe Impact 10x10x10 reúne 10 chefes de Estado, 10 CEOs de empresas e 10 presidentes de universidades para acelerar a igualdade de gênero em salas de reuniões e de aula e em capitais do mundo.
Fazem parte do grupo universidades em oito países de cinco continentes, incluindo a Universidade de São Paulo. Com mais de metade da população do mundo com menos de 30 anos de idade e indíces de graduação subindo, para a ONU Mulheres as universidades têm uma oportunidade inédita de fazer a diferença.
Desequilíbrios Importantes - De acordo com a agência, o relatório destaca que três “desequilíbrios importantes” que as universidades podem abordar.
O primeiro é a proporção de homens e mulheres representados no corpo docente e altos cargos administrativos. Em segundo, são os campos de estudo selecionados por jovens de ambos os sexos. O terceiro é o número de jovens estudantes em universidades em comparação a seu acesso igual a carreiras acadêmicas e profissionais.
Nova Chance – Para a diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, cada geração de estudantes universitários que se forma é mais uma chance para que o mundo faça progressos. Já a embaixadora da agência, Emma Watson, defendeu que uma boa universidade é como uma “pequena utopia, uma miniatura de como toda a sociedade poderia ser”.
Desenvolvimento e Paz - Watson defendeu que os participantes da iniciativa Impact escolheram fazer da paridade de gênero papel central na forma como educam seus estudantes. A chefe da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova também participou do evento. Para Bokova, “desenvolvimento sustentável não é possível e paz não é duradoura sem o empoderamento de todas as meninas e mulheres”.
O lançamento do relatório nesta terça-feira marca a conclusão do primeiro ano da iniciativa Impact 10x10x10 para estas universidades.
*****
Fonte: ONU Mulheres