Menu Principal

41 ANOS INICIAM MEMÓRIA E FUTURO

0
As Mães da Praça de Maio celebram um novo aniversário de luta ininterrupta com uma série de atividades sob o lema "41 anos de emparelhar a memória e o futuro".

No domingo 29/4, a partir do meio-dia, foi inaugurada, na Plaza de Mayo, uma amostra e exposição de documentos históricos do Arquivo da Associação. Desta forma, as Mães farão parte do arquivo para a rua. O público atual poderá avaliar um material único que foi cuidado, conservado e valorizado durante décadas.

Durante toda a tarde, além disso, a murga "La que se viene" e a banda de rock "La Bella Época" serão apresentadas. Mais tarde, no espaço dos discursos, o jornalista Carlos Polimeni falará; o dirigente sindical Daniel "Tano" Catalano, Secretário Geral da ATE-Capital; e o presidente da Associação, Hebe de Bonafini.

Enquanto isso, na segunda-feira 30 (feriado da ponte), as atividades serão transferidas para a sede das Mães, Hipólito Yrigoyen 1584, onde a partir de 13:30, a própria Hebe vai cozinhar lentilhas com chocolate para comemorar o aniversário. Enquanto isso, aos 16 anos, a Casa das Mães se abrirá ao público, que poderá visitar e avaliar os diferentes espaços onde as Mães compartilham dia a dia seus dias de luta: a cozinha onde almoçam e lancham, os escritórios, os sala de reunião, etc. Você também será capaz de apreciar as paredes e armários da Associação, em que distinções, presentes, reconhecimentos, prêmios e fotografias históricas são preservadas que fazem parte do Centro de Memória, Amor e Resistência, que opera na sede da mãe.

Em 30 de abril de 1977, as mães assistiram pela primeira vez à Plaza de Mayo, numa tentativa de tornar visível sua reivindicação pelo desaparecimento de seus filhos. Naquela tarde, antes do estado de sítio imposto, a Polícia Federal pediu que eles "circulassem", pegaram os braços um do outro e começaram a andar. Assim, nasceu a marcha toda quinta-feira às 15h30, que as Mães vêm realizando desde então, realizando 2090 marchas de maneira ininterrupta.






Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar