A PANE é a plataforma que irá reunir as ações e ferramentas que o Instituto Marielle Franco está construindo para mover as estruturas do sistema político no Brasil.
São mais de 520 nos de "história" oficial e continuamos vivendo a farsa da abolição da escravidão, com a "libertação" dos escravos.
São mais de cinco séculos de violências, desigualdades raciais, de gênero, de classe e de falta de oportunidade para um povo que NÃO nasceu escravo, mas, foi sim, ESCRAVIZADOS pelos brancos europeus.
- Para depois serem jogados no mundo dos brancos e fidalgos como uma mercadoria sem valor e sem o amparo social necessário à sobrevivência
As estruturas políticas estão ruindo e as rachaduras estão visíveis, afirma o Instituto. Movimentá-las para construir uma sociedade mais justa é a única saída e é urgente.
Por isso, o Instituto Marielle Franco, está construindo uma série de ações para movimentar as estruturas das eleições eleições municipais e gerais, ajudando a fomentar a entrada de mulheres negras nos espaços de decisão; pressionando os partidos a viabilizarem de fato estas candidaturas; e cobrando o compromisso do maior número possível de candidaturas com a defesa de políticas públicas antirracistas, a médio e longo prazo.
Vamos juntos!