Menu Principal

Mais um Rolé Carioca

0
O  primeiro ano do projeto Rolé Carioca será fechado no próximo dia 24 de novembro com um passeio pelo bairro que respira música em suas calçadas: Vila Isabel. A expectativa é que se repita na terra de Noel Rosa e Martinho da Vila a grande presença e participação do público nos seis locais pelo qual o Rolé passou em 2013 (Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido e Gamboa). O ponto de encontro está marcado novamente para as 9h em frente à estátua de Noel Rosa no início do Boulevard 28 de Setembro.

Como das outras vezes, o passeio será guiado por professores de História da Universidade Estácio de Sá, com a coordenação de William Martins e Rodrigo Rainha. Entre as principais atrações do roteiro histórico-cultural estão, além da estátua de Noel Rosa, a Uerj, as calçadas musicais do Boulevard 28 de Setembro, o Hospital Pedro Ernesto, a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, a Vila Operária da antiga Fábrica Confiança e o antigo Jardim Zoológico. A duração prevista é de 1h30, com uma parada para descanso no bar Petisco da Vila.

Entre as muitas viagens no tempo, será contada a relação de Noel Rosa com o bairro e especificamente com a principal avenida do bairro, onde estão escritas em notas musicais alguns de seus sucessos. Ainda morador do bairro, Martinho da Vila e a sua escola, a Unidos de Vila Isabel também terão o seu destaque. A boemia do bairro, do passado ao presente, e a relação do jogo do bicho com o bairo que abrigou o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, localizado na Rua Visconde de Santa Isabel e fundado pelo Barão de Drummond, que dá nome à principal praça de Vila Isabel.

Do samba ao futebol, a proximidade com o Maracanã e o antigo estádio do Andaraí, depois do América, que hoje abriga um shopping center na Rua Teodoro da Silva, serão abordados, assim como a Igreja de Santo Antônio, que se localiza no topo do morro ao lado.

Este bairro de nome de princesa tem uma história como muitas das possessões do Brasil colonial. Estando além do centro da cidade, única região densamente povoada entre o século XVI e XIX, esta era a região de uma das áreas do Antigo Engenho Velho, que ocupava todos os limites de Centro até as atuais regiões de Engenho Novo e Lins, sendo o Morro dos Macacos um dos marcos que delimitavam os dois Engenhos.

*****

O passeio 

Vila Isabel - 24/11

Ponto de Encontro: Em frente ao bar Planeta do Chopp (Boulevard 28 de setembro, 20)

Duração média do passeio: 1h20 – 1h30

Roteiro: Estátua de Noel Rosa (Boulevard 28 de Setembro) ou Planeta do Chopp | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | Av. 28 de Setembro | Hospital Pedro Ernesto | Boul. 28 de Setembro | Basílica Nossa Senhora de Lourdes | Petisco da Vila (parada técnica) | Av. Gonzaga Bastos | Vila Operária e Antiga Fábrica Confiança | Av. Teodoro da Silva | Praça Barão de Drummond | Av. Barão de Bom Retiro | Antigo Jardim Zoológico.

*****
Luiz Antonio Mello
Direto da Redação/RJ

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar