Menu Principal

Eram Três: O violão, o cavalo e ele

0
Quatro com o vento...

Assim fala Eduardo Galeano: “Em 1908 nasceu  Atahualpa Yupanqui. Na vida, foram três: o violão, o cavalo e ele. Ou quatro, contando com o vento”.

*****
Atahualpa Yupanqui, pseudônimo de Héctor Roberto Chavero, nasceu em 31 de janeiro de 1908, Pergaminho, Argentina. Foi compositor, cantor, violonista e escritor argentino, e é considerado um dos mais importantes divulgadores de música folclórica daquele país. 

Suas composições foram cantadas por reconhecidos intérpretes, como Mercedes Sosa, Alfredo Zitarrosa, Víctor Jara, Ángel Parra, Marie Laforêt e Elis Regina entre outros. Até hoje, suas canções continuam fazendo parte do repertório de vários artistas na Argentina e em diferentes partes do mundo.

O pai era povo quéchua e mãe basca. Começou a ter aulas de violão - na adolescência, o concertista Bautista Almirón. Para tanto, diariamente, caminhava mais de 15 quilômetros até a casa do mestre. 

Não demorou muito, adotou o pseudônimo Atahualpa Yupanqui, em homenagem a Atahualpa e Tupac Yupanqui, os últimos governantes incas.

Faleceu em Nîmes, França, no dia 23 de maio de 1992.

Em sua trajetória de vida, o que mais fez foi conquistar irmãos. Muitos irmãos.

Duvida?

Deixe um Comentário

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar