Menu Principal

O cavalinho azul da eterna menina Clara

3
Está sendo recuperado pela Petrobras, o acervo totalmente digitalizado, da maior escritora da literatura infantil do Brasil.

Considerada um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Maria Clara Machado era mineira de Belo Horizonte e carioca de coração. Agora os seus admiradores, terão  finalmente a oportunidade de ver toda a sua obra recuperada.

O acervo

Inclui documentos, fotos, correspondências, prêmios e informações sobre a vida da escritora. Segundo a coordenadora do acervo,  a organização e digitalização das obras é um grande passo para abrir novos caminhos, com objetivo de preservar as idéias da autora e promover a sua difusão para outras gerações.

O Tablado
Fundadora do teatro que se constituiu em um espaço de formação profissional, de resistência e um polo modernizador da área teatral do Rio de Janeiro, resiste atá hoje e está em pleno funcionamento.
O fato do espaço não ter cárater profissional, à época, o fez de certa forma uma opção de resistência. ao modelo institucionalizado. Talvez seja esse um dos fatos que fizeram ele um "ambiente familiar", para os seus participantes, fazendo-o sobreviver e chegar aos 50 anos de existência. Por lá passaram vários nome que hoje são consagrados.
Em uma de suas entrevistas Maria Clara falou: "Fiquei para titia e tenho muitos sobrinhos, incluindo meus antigos e novos alunos".

O Cavalinho Azul
Após 20 anos da sua última encenação clássica, o espetáculo infantil O Cavalinho Azul volta ao Tablado totalmente renovado e com o uso de inovações tecnológicas.
A peça conta a história do pobre menino Vicente, que tenta encontrar uma forma de salvar um animal da família. Os adultos o vê apenas com um pangaré marrom, mas o menino sabe que, na verdade, ele é um Cavalinho.


Para quem mora no Rio de Janeiro, está é uma bela oportunidade de apresentar o Cavalinho e sua autora para as novas gerações vídeo game.

3 comentários:

Achava fascinante essa história, do cavalinho azul, mas não acreditava ser possível ver duas coisas diferentes olhando para o mesmo objeto. Até que vi meu filho brincando com seu boneco de plástico e crendo ser ele o herói mais poderoso da Terra. Me lembrei de minha infância e de como ajudava pessoas com meus bonecos também. Desde então admiro ainda mais esta história e me recordo deste cavalinho sempre que estou diante de um impasse.
Ótima notícia. Petrobras, uma vez mais, de parabéns.

Um forte abraço!

Oi,
Beth,
amiga que beleza de iniciativa essa hein? Parabéns a Petobras e obrigada por compartilhar essa notíca, que bom seria se outras empresas seguissem o mesmo exemplo incentivando projetos desse tipo. Muito legal mesmo... beijão no seu coração e fica com Deus

Sergio e Josi,
Não tem como duvidar, a Petrobras éo nosso orgulho nacional.
Sempre comprometida com a área cultural e social. É por isso que tentaram privatizar. Ainda bem que o povo não deixou.
Valeu pelos comentários.
Um abração.

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar