No dia 05 de abril de 2.010, eu informei aqui no Travessia que a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento - SRH/MP, iria iniciar nos o processo de atualização cadastral dos cerca de 700 mil aposentados e beneficiários de pensão que têm vínculo com a União. Então, o início está definido.
Como fazer para se recadastrar
Para atualizar os dados é necessário que todos compareçam pessoalmente, entre agosto e novembro, a uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, de preferência naquela em que recebem o pagamento, levando documento de identidade, comprovante de residência e um contracheque. Este procedimento não terá custo para os beneficiários da aposentadoria ou pensão.
Os portadores de doenças graves, os ausentes do país ou os que estejam impossibilitados de se locomover poderão nomear um representante legal. Mas, nesses casos, haverá a visitação de um assistente social do INSS para a comprovação de vida do beneficiário.
Prazo
O prazo estabelecido é de seis meses para que todo o processo seja concluído, e a partir de janeiro de 2011, ocorrerá a suspensão do pagamento de quem não atualizou os dados.
Embora o prazo seja bastante dilatado, o governo vai enviar correspondência aos que não comparecerem até a data limite. Depois disso, o servidor ainda terá 30 dias para se apresentar antes de ocorrer a suspensão do pagamento. E só 60 dias depois ocorrerá efetivamente a exclusão da folha.
Vamos combinar: depois disso tudo, se a pessoa interessada não se apresentar, é porque deve alguma coisa...