Menu Principal

Tirem as mãos da minha arte!

5

Não roubem a minha arte
Ela não é só minha
É a arte de um povo
Que fascina...
O povo, e a arte.
(Beth Muniz)
Volta e meia nos deparamos com noticiários que nos revelam crimes praticados contra a memória cultural do nosso povo.
São igrejas, museus, sítios históricos e arqueológicos, bibliotecas e até escolas. Alvos permanentes de dilapidação, roubo e contrabando de artes.

Não faz muito tempo, o padre responsável por uma das mais importantes igrejas de Olinda (Pe), mandou colocar grades em todas as portas e janelas do santuário, para poder preservar o mínimo do patrimônio que restou.

Pois bem, na tentativa de reparar esse dano, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, revisou e atualizou o seu sistema e banco de dados.

O novo sistema tem por objetivo agilizar a divulgação de informações sobre os bens culturais tombados, objetos arqueológicos extraviados, furtados ou roubados, e facilitar sua rápida recuperação.

O Iphan espera que a base de dados do sistema seja composta por informações integradas e articuladas entre as Superintendências Regionais, o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, a Polícia Federal/Interpol e o público em geral.

Atualizado e 2005, o Banco de Dados de Bens Culturais faz parte da Luta Contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, parte integrante da campanha da Unesco, cujo intuito é de recuperar e devolver aos lugares de origem os bens culturais tombados extraviados, furtados ou roubados.
Portanto, se você tiver alguma informação a respeito, informe às seguintes instituições. A sua identidade será preservada.
Polícia Federal - Telefones: (61) 3321-8487 – 3321-8321
Iphan - (21) 2220-4646 R.227/228 / 2524-0482 / 2262-1971
Arte roubada é cultura apagada e memória esquecida.

5 comentários:

Oi,
Beth,
é uma lamentável verdade. O nosso patrimônio escoa pelos ralos do contrabando e as imagens roubadas não são mais recuperadas e lá se vai a nossa história...e muito pouco é feito neste sentido... Beleza de post Valeu!!! Bjos no coração e fica com Deus

no brasil uns sonho com as obras de arte da família LAFER,
por que uns tem e outros nao,e diz, cadê o PORTINARI?
infelismente enquanto nao mudar a cultura no pais do carvanal e do futebol.pra alguns acabar a aula sem a abrir a pagina na internet discada,uma bibloteoca publica pra 3 milhoes em bsb poucos vao sonhar com a academia brasileira de letra um dia!

Oi Beth, minha querida!
Eu acho um verdadeiro absurdo e uma ignorância sem tamanho esse tipo de crime! Só mostra mesmo o "avanço" cultural que segue o nosso povo.
Grande beijo, minha linda!
Jackie

Oieee !
É o fim !
Nossa o passado desfazemos , o futuro comprometemos...então para tudo que o mundo pode acabar agora ! Espero que quem não tenha mudado suas atitudes em relaçao a salvar o planeta não tenha feito planos para o futuro !

Beijos

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar