Menu Principal

A prosa dos Candangos...

3
No início era assim...

Comparado-se com os dias de hoje, chegava a ser infantil – no bom sentido. Mas foi também por essa época que o vírus da corrupção se instalou por essas bandas. Afinal, tudo tem uma origem.

Segundo alguns pioneiros, era uma boa prosa de se prosear...

No início foi uma discussão se o termo para os nascidos em Brasília seria brasilenses ou brasilianos, mas nenhum deles caiu no gosto popular que só “o uso” poderia decretar vencedor.
E acabou que se quem nasce no Rio é carioca, quem nasce no Espírito Santo é capixaba e quem nasce no Rio Grande do Sul é gaúcho, quem nasce em Brasília só poderia ser candango. Candango? Mas o que é isso?

Palavra que veio da áfrica e indicava como os nativos se referiam aos portugueses. É uma variação de candongo, palavra do idioma Quimbundo. E fica mais complicado. Pequeno benzinho, do reino de Angola, pequeno angolês, adulação, caçoada, termo depreciativo com o qual os escravos se referiam aos lusos e sinônimo de cafucu (mistura de cafuzo, negro e mameluco). Apenas nos tempos mais próximos à construção de Brasília virou um termo generalizador para todos os emigrantes que tentavam a vida em lugares diferentesl, ou seja, pau-de-arara.

Hoje, candango é o mesmo que herói. Assim como os pracinhas que antes eram diminuídos e hoje são donos de medalhas, os primeiros candangos tornaram possível a nova capital.
Esses primeiros habitantes de Brasília deixaram um legado para que hoje, quem nascer aqui poder dizer com orgulho: “sou candango!”

E é por isso que o principal símbolo de Brasília é o monumentos Dois Candangos.

3 comentários:

Sabe que eu não sabia???? Que quem nascia em Brasilia era Candango, menos ainda a origem do termo. Quando estudamos as transformações da lingua aprendemos que algumas palavras não tem seu significante alterado mas sim seu significado, os dois juntos formam o signo linguistico, foi o que ocorreu com este termo segundo sua aula de história. É sempre bom aprender!!!
Até mais Beth,

Oi,
Beth,
já tinha escutado o termo, mas não sabia o que significafa exatamente. Então, agora já sei e só posso lhe agradecer pela aula de "candoguês". Muito legal. Beijão no seu coração e fica com o cara lá de cima.

Muito interessante Beth

Sempre artigos muito bons, concisos, informativos, pedagógicos, uma maravilha

Não fazia parte do meu vocabulário a palavra candongo, não lhe conhecia a origem nem o significado, mas gostei de saber.

Abraços e bom fim de semana

Emilia

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar