Menu Principal

O que você acha: É do trabalho ou do trabalhador?

6

Chicago 1.886

Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho...
E sem o seu trabalho
O homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata...
Não dá prá ser feliz
Não dá prá ser feliz...
(Gonzaguinha)

Numa concepção mais capitalista do trabalho - mesmo nos dias atuais - cujo lucro e mais valia são bens indissolúveis, proteger o trabalho e preservar o lucro é o que importante. Portanto, é do Dia do Trabalho.

Do ponto de vista do empregado (setor público ou privado) quer quer manter o seu posto de trabalho, ser tratado com dignidade, manter e ampliar direitos e conquistas, com certeza é o Dia do Trabalhador.
Não é por acaso que as Centrais Sindicais e Sindicatos - no Brasil e no mundo - comemoram o dia como sendo o do trabalhador, enquanto que os patrões e o Sistema "S" (SESI, SENAI e SENAC) insistem em comemorar como o dia do trabalho.

Comemorado no Brasil e em vários países do mundo o 1º de maio é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Sua história remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). 


Neste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. As manifestações foram reforçadas por uma greve geral dos trabalhadores, que paralisou vários estados americanos.

"Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes".

Os fatos mais importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil são:
- Em 1º de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Pessoalmente, e por ter sido durante anos dirigente sindical, fico com a visão de que no dia 1º de Maio devemos comemorar o dia como sendo o do trabalhador, que é quem efetivamente constrói as riquezas de um País.
Nunca é demais lembrar que: "Se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come. Mas se nos juntarmos, o bicho foge! O bicho em questão é a exploração da mão de obra, em qualquer área.
Bom dia do trabalhador para todos.
Bom descanso.
Fonte: Sua pesquisa
 (Adaptação).

6 comentários:

Pois é, concordo com você que: se nos juntarmos o bicho foge, mas ah, como isso é difícil para o ser "ignorantemente humano".
Durante anos, em minhas aulas (capacitação de adultos)bati na mesma tecla junto aos meus alunos: a união faz a força.
Que nada, cada um pensa só em si mesmo e ... por pura ignorância!
Meu mais utópico sonho é: um dia, no futuro, o trabalho consistir somente em cooperativas.
Eu falei que era utópico. rsrs
Mas ... viva o dia dos trabalhadores, mesmo tendo de trabalhar para patrões gananciosos.
Amei a aulinha de história.
beijos

Concordo plenamente com o autor do Post, Deve se comemorar o Dia do Trabalhador, e muitas vezes já vi o "Bicho fugindo", porque o trabalhador que não aprende a dizer "NÃO" fica cada vez mais escravo desse sistema capitalista desenfreado. Sempre impus meu próprio ritmo em todos os trabalhos que executei e sempre tive sucesso, hoje sou Micro Empreendedor Individual. Nunca fui dispensado de nenhum emprego, pelo contrário eu que pedia pra sair e muitas vezes ainda fui recontratado por mais duas vezes, Porque executava minhas tarefas com competência, todavia no meu ritmo, impondo minha personalidade, caráter, e é claro Humildade e respeito pelas pessoas, Seu eu sentia que ia ser "escravizado" eu pulava fora!...Feliz dia dos trabalhadores para todos.

E Viva o dia, de todos nós mortais, que no no cartão e na carteira assinada, buscamos o pão nosso de cada dia!

Porque a data não existiria, se não fosse a mão que puxa a alavanca.

BJs!

Olá mestra,
Utopia é fundamental para que os sonhos coletivos não morram.
Mas uma vez o brigada pelo prestígio da visita e comentário.
Um beijão.

Oi Jhonny,
Obrigada pelo comentário.
Quando realmente podemos escolher sair é muito bom, mas nem sempre possível...
De qualquer forma, devemos estar sempre antenados e procurando alternativas que possam nos libertar da prisão ocupacional.
Obrigada.
Um abraço.

Oi Valéria,
Viva mesmo!
Se construímos as riquezas, temos que também ser beneficiários dela.
Obrigada minha querida.
Um beijão.
Volte sempre!

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar