“Suas” é um termo muito falado lá pelas bandas das Gerais.
Então, parafraseando os mineirinhos, a esperança de reverter esse quadro histórico de miséria e abandono também deve ser “suas”.
Nesta segunda-feira (24), começa a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social, o Suas.
O levantamento, que é realizado desde 2007 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostra um retrato detalhado sobre a estrutura e os serviços prestados na área de assistência social de todo o País. Pela primeira vez, o censo terá questionários sobre as unidades de acolhimento, tanto da rede pública como da rede não-governamental.
Essas unidades são responsáveis por abrigar crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência, bem como pessoas que se encontram em situação de rua. Além de mapear a estrutura física, os recursos humanos e as atividades desenvolvidas. Também serão mapeados a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas.
Compete aos gestores municipais e estaduais o preenchimento dos questionários sobre as unidades de acolhimento - Centros de Referência Especializados em Assistência Social - Creas, assim como os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua (Centros POP).
Então, que votar em prefeito ficha limpa?
Cobre do seu candidato o preenchimento da Ficha Limpa Social. Ou melhor, o cadastro.
Afinal, a ficha deve ser limpa em todos os aspectos.