Menu Principal

Teori não teoriza: "Prefiro dar publicidade aos meus atos do que às minhas palavras"

2
Teori Zavascki, que assume vaga no Supremo daqui a dois dias, diz que, se levasse somente em conta a vontade popular, Corte aprovaria a pena de morte.

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que tomará posse na quinta-feira (29), descartou a possibilidade de participar da última etapa do cálculo da dosimetria (tamanho das penas) dos réus condenados no julgamento da Ação Penal 470, mais conhecida como processo do mensalão.
A participação de Zavascki, em tese, seria possível porque o ministro Marco Aurélio Mello já avisou que, após o término do cálculo da dosimetria, sugerirá a revisão de algumas penas que, segundo ele, foram simplesmente somadas sem que se levasse em conta o critério da continuidade delitiva. O novo ministro, no entanto, qualificou como “nula” a chance de pedir para participar dessa etapa: “Não cabe mais a minha participação”, disse durante entrevista coletiva concedida ontem (27) em Brasília.

Por outro lado, é possível que Zavascki ainda participe da discussão sobre a perda dos mandatos dos parlamentares condenados durante o julgamento. O novo ministro afirmou que, a princípio, não tomará parte em nenhuma etapa da Ação Penal 470, pois entende que o regimento interno do STF não permite, mas ressaltou que pode participar se houver determinação do plenário. No passado, ele já se manifestou sobre o tema, opinando que condenados “perdem os direitos políticos, mas não necessariamente perdem os mandatos que exercem”. Sobre isso, o ministro fez uma ressalva: “É diferente a posição de doutrinador da posição de juiz”, disse.

Zavascki afirmou ainda que, caso os advogados dos réus do mensalão apresentem recursos ao STF no próximo ano, deverá participar das votações, já que considera tratar-se de “um novo julgamento”.
O novo ministro do STF afirmou concordar que o Judiciário atue nos casos em que o Legislativo deixou lacunas na interpretação da lei. Para o ministro, a própria Constituição delega essa atribuição ao juiz, o que dá margem importante para o funcionamento do sistema democrático: “O juiz não pode se eximir de julgar quando não tem lei. A Constituição atribuiu ao Judiciário o controle por omissão”, disse.

Para Zavascki, a dificuldade de chegar a consensos e a complexidade de alguns temas levam o Legislativo a querer que as questões sejam definidas pelo Judiciário no caso a caso. Ele cita como exemplo o caso da Lei de Imprensa, derrubada pelo STF em 2009 e até agora não reformulada.

Sem entrar no mérito do julgamento do mensalão, Zavascki disse que irá atuar no STF apenas segundo as leis e sua consciência: “Se fôssemos levar em conta a vontade popular, teríamos que aplicar no Brasil a pena de morte. Acho que o juiz tem um papel difícil na sociedade que é, às vezes, tomar decisões impopulares”. Ele também se declarou contrário à transmissão das sessões do Supremo pela tevê: “Prefiro dar publicidade aos meus atos do que às minhas palavras”, disse. 

Atualmente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde atua Zavascki, é o único tribunal superior do país que não transmite suas sessões.

Fonte: Rede Brasil Atual

2 comentários:

Bom dia!
Beth,
O nosso novo Minsistro já ganhou a minha simpatia por preferir os atos. É o cara. Desejo boa sorte a ele e a todos nós. Beijão

A Folha posta um artigo no site hoje dizendo que um assinante sugere que o ministro se declare impedido de julgar os embargos na ação penal 470.
Fico impressionado com a cara de pau da Folha que normalmente só abre essas matérias aos assinantes, mas não nesse caso, aberto a qualquer um...conclusão...

WIDGETS QUE ABREM COM A BARRA DO FOOTER

Acompanhe o Feed

Fechar

ou receba as novidades em seu email

Digite seu email:

Entregue por FeedBurner

BARRA DO FOOTER

Blog desenvolvido por

Site Desenvolvido por Agência Charme
Bookmark and Share

Traduzir este Blog

Visitas

Assine o Feed

Curtir

Minimizar